Geral

Campinas apresenta plano urbanístico inovador em Fórum das Nações Unidas

O prefeito Dário Saadi participou na manhã desta terça-feira, dia 5 de abril, virtualmente, do Fórum de Prefeitos da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), de Genebra, Suíça, como convidado da América Latina, com o tema  “Planejamento urbano sustentável, a cidade de 15 minutos e desenvolvimento de soluções urbanas inteligentes”. Campinas foi convidada por ser o 1º Centro de Resiliência do Brasil, um reconhecimento do Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR).

 

O prefeito Dário apresentou a cidade e a proposta urbanística do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (Pids), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. “O nosso plano urbanístico de inovação é focado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é transformar uma área, de 17 milhões de metros quadrados, onde atualmente estão empresas e institutos de tecnologia, em uma área mista, que possa abrigar também residências e serviços, como parte da proposta de ‘cidade de 15 minutos’, com valorização das áreas públicas, do meio ambiente e da qualidade de vida.”, disse o prefeito. 

 

O objetivo, completou o prefeito, é implementar o Pids por meio de soluções tecnológicas, para que a área seja um exemplo de cidade planejada para que as pessoas tenham espaços para fomentar a criatividade, para valorizar o tempo e a qualidade de vida, sempre respeitando o meio ambiente. Calçadas largas e arborizadas, transporte público verde, técnicas construtivas para melhor aproveitamento dos recursos naturais, proximidade dos serviços, são alguns exemplos.

 

A Prefeitura está elaborando uma legislação específica para alterar o zoneamento da área destinada ao Pids. A área fica próxima a universidades, como Unicamp e PUC-Campinas, e a centros e empresas de tecnologias, a exemplo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) que abriga o Sirius, um dos maiores aceleradores de partículas do mundo. Fica na região dos bairros Fazenda Santa Cândida e Bosque das Palmeiras, região Norte da cidade. 

 

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também participou do Fórum.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock