Campinas amplia leitos na Rede Mário Gatti e reativa Hospital de Campanha
A Rede Mário Gatti abriu nesta quarta-feira, dia 10 de março, 12 leitos de enfermaria no Hospital Metropolitano e amanhã entrarão em operação dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.
Com a nova estrutura, o SUS Municipal passa a contar com 129 leitos de UTI e 173 de enfermaria. Novas ampliações dotarão a rede, até o final do mês, de 156 leitos de UTI e 253 de enfermaria, incluindo a reativação do Hospital de Campanha, na sede dos Patrulheiros.
O Hospital Metropolitano, que foi encampado administrativamente pela Prefeitura na semana passada, diante do iminente colapso na oferta de leitos, terá mais ampliações e chegará a 15 estruturas de terapia intensiva e 30 de enfermaria. Na próxima semana, entrarão em operação mais 20 leitos de UTI no Hospital Mário Gatti.
Nesse período também entrarão em operação mais dois leitos de UTI no Hospital Samaritano. Além disso, estão previstas mais 28 estruturas de enfermaria, que estão sendo montadas na área de fisioterapia no Hospital Ouro Verde, e começam a funcionar na terça-feira.
Ajuda da população
Em live nesta tarde, o prefeito Dário Saadi alertou para a necessidade de a população colaborar com a adoção de medidas sanitárias para conter a pandemia, como uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social, e evitar aglomerações.
“Hoje já estamos vivendo uma situação dramática, a mais difícil da pandemia. Sem dúvida, a variante de Manaus está circulando em Campinas, pela velocidade da transmissão do vírus que estamos vendo”, disse. Segundo o prefeito, já há fila de espera por leitos, mas nenhum paciente está desassistido.
“Estamos com 100 pacientes em fila de espera por leitos, sendo 70 para UTI e 30 para enfermaria, e continuamos vendo pessoas sem máscaras, participando de festas, aglomerando. Estamos fazendo grande esforço para ampliar leitos. Mesmo com todas as dificuldades, ninguém está desassistido. Quem espera por internação está em leitos de retaguarda, com toda a assistência, inclusive de oxigênio”, afirmou.
Nesta semana, a Rede Mário Gatti abriu 24 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 na UPA Anchieta Metropolitana e transferiu o gripário que funcionava no Ambulatório do Hospital Mário Gatti para o Hospital Metropolitano. O gripário é um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas gripais, funciona como um pronto-socorro e a demanda é espontânea. Na nova estrutura, que está aberta 24 horas, foram instaladas sete leitos de observação e 12 pontos de oxigenoterapia, que substituem os antigos cilindros.
O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, informou que uma empresa já foi contratada para a reativação do Hospital de Campanha na sede dos Patrulheiros e o local deverá começar a receber pacientes em três a quatro semanas. Serão 36 leitos de retaguarda, para atender pacientes de menor gravidade.
Nesse período, serão feitas adaptações no local, como a montagem de uma rede de oxigênio, para não ficar na dependência de cilindros. O custo é de R$ 1,3 mil por leito ao dia, mais caro do que os leitos que estão sendo montados no Hospital Ouro Verde, onde a estrutura já está pronta, e que custam R$ 800 por dia cada um. O local será utilizado de acordo com a necessidade.