Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas terá 72 agremiações em 2026
O Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas chegará a sua 10ª edição em 2026 com uma boa novidade para escolinhas de futebol, escolas públicas e particulares, projetos sociais e clubes associativos de Campinas. O número de agremiações inscritas nas categorias sub 11, sub 13 e sub 15 passou de 16 para 24. Com a mudança, cerca de 1.600 alunos e alunas de 9 a 15 anos irão compor 72 equipes para o campeonato do ano que vem.
A possibilidade de estender o número de agremiações inscritas vinha sendo estudada desde 2024 pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), promotora do evento, uma vez que várias entidades acabavam por ficar de fora. Na condição de organizadora, a Smel ressalta que sempre se pautou pela legalidade e planejamento do campeonato, sem nunca deixar de considerar as sugestões e exigências dos dirigentes de cada formação.
Nessa linha, a coordenadora de Formação Esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer, professora Renata Baronti, explica que a limitação dos participantes sempre esteve condicionada a questões de logística, disponibilidade de arenas esportivas e, principalmente, à segurança de todos. “Esta ampliação exige ainda uma atenção redobrada. Vale destacar que os valores pautados na inclusão, educação e respeito ao próximo, por meio do esporte, não podem ser esquecidos”, afirma.
De acordo com o regulamento da competição, o sistema de disputa é único para as três categorias. Assim, na primeira fase serão formados seis grupos com quatro times cada um, que jogarão dentro do próprio grupo. Classificam-se para as oitavas de final os dois melhores colocados de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados.
No Campeonato Municipal de Base de 2025, realizado de 26 de abril a 1º de julho, com a participação de 1.200 crianças, foram marcados 587 gols. As partidas ocorreram em diversos campos da cidade, com destaque para o Centro Esportivo Argemiro Roque, que recebeu jogos das três categorias.