Campanha de Popularização do Teatro leva mais de oito mil pessoas ao Castro Mendes

A Campanha de Popularização do Teatro movimentou Campinas entre 10 de janeiro e 7 de fevereiro e levou 8.746 pessoas ao Teatro Castro Mendes. A apresentação do conjunto de peças marcou a abertura do calendário cultural de 2026 na cidade.
 
 
Durante quase um mês de programação, foram realizados 24 espetáculos, com 25 sessões, contemplando públicos de todas as idades. As montagens infantis reuniram 3.388 espectadores, enquanto as produções voltadas ao público adulto somaram 5.358 pessoas.
 
 
Com ingressos a preços acessíveis — R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada — e parte das entradas distribuídas gratuitamente, a iniciativa ampliou o acesso do público ao teatro e reforçou o compromisso com a democratização cultural.
 
 
“A campanha reforçou o compromisso da Prefeitura de Campinas com a democratização do acesso à cultura, valorizando artistas e promovendo o teatro como espaço de encontro, reflexão e entretenimento para públicos de todas as idades”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

 

Público adulto e infantil

 

Na programação infantil, foram nove espetáculos em nove sessões, com média de 376 pessoas por apresentação. Já a programação adulta contou com 15 espetáculos em 16 sessões, alcançando média de 334 espectadores por sessão.
 
 
O encerramento ocorreu durante a apresentação da peça “Como salvar um casamento”, que registrou o maior público da programação adulta, com 762 pessoas.
 
 
A cerimônia de encerramento contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, além de Ricardo Pereira da Silva, coordenador de Teatros e Auditórios da Secretaria de Cultura e Turismo.
 
 
Também estiveram presentes Sandra Peres, coordenadora departamental de Gestão de Editais de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e o chefe do Teatro José de Castro Mendes, Marcelo Alves de Oliveira.