Caminhada no Jardim Itatinga reforça campanha Maio Laranja em Campinas
Profissionais das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, além de integrantes do Conselho Tutelar, percorreram, nesta quarta-feira, 13 de maio, as ruas do Jardim Itatinga, na região Sudoeste de Campinas. A caminhada integra a programação do Maio Laranja, mês da campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é a segunda atividade de conscientização prevista para este mês na região.
A mobilização ocorre durante todo o mês de maio. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, concentra o ponto de maior mobilização. A Lei nº 9.970/2000 instituiu a data em memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de 8 anos assassinada no Espírito Santo, em 1973. O caso tornou-se símbolo da luta nacional contra esse tipo de violência. A campanha alerta a sociedade para os sinais de violência sexual contra crianças e adolescentes e fortalece os mecanismos de prevenção e denúncia.
A campanha distingue duas formas de violência sexual: o abuso e a exploração sexual. O abuso costuma ser praticado por alguém do convívio da vítima. A exploração sexual envolve troca por dinheiro, favores ou vantagens. As duas formas constituem graves violações dos direitos humanos e causam danos profundos ao desenvolvimento físico, emocional e psicológico das vítimas.
Equipes do Distrito de Assistência Social (DAS) Sudoeste, estrutura regional que organiza os serviços e as ações da assistência social no território, participaram da mobilização. A ação também contou com o Conselho Tutelar, que é o órgão público responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes e por acionar os mecanismos de proteção previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A caminhada pelas ruas do Jardim Itatinga teve o objetivo de conscientizar, sensibilizar e orientar a população sobre a prevenção das violências sexuais e sobre a importância da denúncia diante de qualquer suspeita de abuso ou exploração. A presença das equipes no espaço público expressou o compromisso coletivo da rede de proteção com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A ação também reforçou a atuação conjunta entre os serviços e a comunidade na construção de uma infância e de uma adolescência seguras e livres de violência.
“A ação no Jardim Itatinga mostra a força do trabalho intersetorial, mostrando que todos os serviços caminham juntos, porque nenhuma criança ou adolescente pode ficar desprotegido. A prevenção começa com informação, presença no território e escuta qualificada”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro.
A atividade integra uma série de ações programadas para todo o mês de maio na Região Sudoeste. “O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes exige compromisso permanente. Mais do que uma campanha de maio, essa é uma pauta de todos os dias. A pauta envolve denúncia, acolhimento e atuação integrada dos serviços públicos e da comunidade”, declarou a secretária.
Suspeitas de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciadas, de forma anônima, pelo Disque 100, pelos conselhos tutelares, pelas delegacias de polícia ou pelo número 190 da Polícia Militar.