Geral

Caminhada musical para a 3ª idade em Campinas

A Caminhada Musical da Terceira Idade realizada domingo, 16 de junho, contou com 275 participantes que caminharam e assistiram a quatro apresentações em palcos espalhados pela Lagoa do Taquaral. Antes de começar, o público contou com uma aula de alongamento de especialistas fisioterapeutas da Clínica Inspire e Viva, de São Paulo. O inusitado é que a aula teve música clássica ao vivo, executada pela Orquestra Conservatório Carlos Gomes, que se apresentou em seguida.

“É um benefício tanto mental quanto do corpo. Eles caminham, fazem atividade física, trabalham toda a parte respiratória durante o alongamento, vai melhorar a qualidade de vida, dores na coluna, vai melhorar a percepção, então a caminhada é o início de qualquer atividade física que os idosos possam fazer”, explica Luzia Martins, fisioterapeuta da Clínica Inspire e Viva.

A Orquestra Conservatório Carlos Gomes costuma sair dos palcos dos teatros e levar a música para ambientes externos como praças e parques, mas nunca tinha tocado exclusivamente para o público da terceira idade.

“A orquestra tem levado alegria por onde passa. Música é pra todos e hoje a música é pra terceira idade. O que acontece aqui é importante, mostrar a diversidade de instrumentos de uma orquestra. É importante mostrar que música nunca acaba, é pra sempre, é maravilhosa e é para todos”, diz Eduardo Henrique Casacio, monitor artístico da Caminhada Musical.

O público que estava no parque também teve a oportunidade de assistir além do concerto da Orquestra Conservatório Carlos Gomes, na Pista de Patinação, as apresentações do Quinteto Odeon, na Concha Acústica, do grupo Regional da Vila e Amigos, na Varanda da Administração. E o gran finale foi na Caravela com a alegria do jazz estilo New Orleans do conjunto Eureka on the Street.

Para a criadora da Caminhada Musical, a musicista Giane Martins, diretora da ArteMatriz Soluções Culturais, realizadora do evento, o objetivo foi alcançado. A ideia é formar público para que essas pessoas se interessem em despertar para ir até os concertos nos teatros. E também quem ainda não costuma fazer atividade física, começar a se movimentar.

“Tivemos mais uma Caminhada Musical nesse dia lindo, público muito animado, a terceira idade é incrível trabalhar com eles, a receptividade, a alegria, a disposição “, conta Giane.

Essa foi a terceira edição da Caminhada Musical, pela primeira vez em Campinas, que já passou por São Paulo e Guarulhos. O público 60+ aprovou a iniciativa.

“Eu adoro caminhada e música. Acho que completou neste domingo gostoso e deu pra gente curtir bastante esse domingo de manhã aqui”, afirmou Lenita Sertório, 62 anos, assistente social aposentada. O marido dela também gostou muito. “Eu achei a iniciativa maravilhosa, uma iniciativa inédita pra mim misturar exercício físico, saúde a uma coisa divina que é a musica”, completou Antonio Sertório, 62 anos, professor de História aposentado.

caminhada musical2
Caminhada musical para a 3ª idade em Campinas 3

Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Brasil, União e Reconstrução – Governo Federal.

Patrocinadores: Atacadão e Liberty Seguros.

Apoio: Blue Cycle.

Apoio: Prefeitura de Campinas, Secretaria de Cultura e Turismo.

Realização: ArteMatriz Soluções Culturais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock