Connect with us

    Noticias

    Câmera na Mata de Santa Genebra registra família de onças-pardas

    Published

    on

    filhote-onça-parda

    Uma das armadilhas fotográficas instaladas pela equipe técnica da ARIE Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), registrou a presença de uma onça-parda acompanhada de seus três filhotes. Este é o segundo registro de ninhada de onça-parda na Mata. As imagens foram capturadas no fim de dezembro de 2024.

    Para os biólogos da Mata de Santa Genebra, é sempre uma alegria constatar a presença de um grande predador no local. O biólogo Thomas Barrella afirma que do ponto de vista ecológico, a presença de um grande predador indica que a área oferece todos os recursos necessários para a manutenção do indivíduo adulto e seus filhotes, demonstrando que o ambiente está equilibrado. Segundo ele, esses grandes predadores influenciam na dinâmica da floresta, mantendo as populações de outras espécies sob controle, evitando que uma ou outra espécie se desenvolva de forma abundante, o que poderia gerar um desequilíbrio e prejudicar a saúde da floresta como um todo.

    Na Mata de Santa Genebra as armadilhas fotográficas, instaladas pela equipe técnica, têm registrado regularmente a presença de onças pardas desde 2012, com registros de fêmeas e machos. “Atualmente as câmeras de monitoramento registraram duas fêmeas residindo na Mata. Uma delas teve filhotes no primeiro semestre 2024, e no mesmo período outra fêmea foi filmada acompanhada de um macho, e logo depois tivemos registros dela prenha”, diz.

    Thomaz diz que no final de 2024 foram registradas imagens dessa fêmea com um filhote, o que já foi motivo de alegria para a equipe da Fundação José Pedro de Oliveira, porém, ao analisar os registros das armadilhas fotográficas feitos do final de dezembro último, fomos surpreendidos com o registro da fêmea acompanhada por três filhotes, e não apenas um. “A cada ninhada, as fêmeas de onça-parda podem gerar de um a quatro filhotes, sendo este o segundo registro de uma ninhada com três filhotes na Mata de Santa Genebra”, afirma.

    As oncinhas ficam sob os cuidados da mãe por cerca de um ano, quando então estão prontos para seguir sua jornada por conta própria, buscando um novo território para se estabelecer. Os machos não participam dos cuidados com os filhotes. Eles migram pelos territórios de diversas fêmeas para reprodução.

    Advertisement

    O fato de haver duas fêmeas adultas se reproduzindo na Mata gerou uma grande curiosidade, uma vez que as fêmeas não permitem normalmente que haja compartilhamento de território. “Após consultar outros biólogos sobre a situação, constatamos que estamos presenciando um momento em que a fêmea mais antiga, já em idade avançada, permitiu que uma de suas filhas permanecesse no território para posteriormente assumi-lo, numa espécie de rito de passagem de domínio da área”, destaca o biólogo.

    Onças-pardas

    As onças pardas são animais com uma ampla distribuição, habitam diversos ambientes e ocorrem desde a Argentina até o Canadá. São animais solitários, de hábitos preferencialmente noturnos, com pelagem de cor castanha, podendo atingir até 1,5 metro de comprimento (sem a cauda) e pesar 70kg. As fêmeas em geral são menores que os machos. Vivem até 13 anos, média de 7 a 9, e sua área de vida pode variar de 65 a 600 km2.

    Não são animais de natureza agressiva e buscam evitar o contato com animais grandes (seres humanos, inclusive). São carnívoros e alimentam-se de animais de pequeno e médio porte. As onças-pardas estão inclusas, no estado de São Paulo, na categoria “vulnerável de ameaça”. As principais ameaças a esses felinos são a perda de habitat, a caça e os atropelamentos.

    Corredor ecológico

    Advertisement

    O planejamento da Fundação José Pedro de Oliveira é reconectar os grandes fragmentos de mata através do corredor ecológico que ligue a área da Mata de Santa Genebra à Fazenda Rio das Pedras, em Barão Geraldo, chegando depois aos grandes fragmentos como o Ribeirão Cachoeira na área de proteção ambiental (APA) de Campinas. “Essa reconexão com o plantio de mudas nativas gradualmente vai possibilitando que as onças circulem entre esses fragmentos vegetais, protegendo-as inclusive uma vez que elas vão circular num corredor ecológico restabelecido”, diz o presidente da FJPO, Rogério Menezes.

    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Noticias

    Você Sabia? Entenda o que vai mudar no transporte coletivo com a nova licitação

    Published

    on

    onibus-cps

    Você sabe o que irá mudar no transporte público coletivo de Campinas, após a conclusão da nova licitação para a concessão do serviço convencional? A população será beneficiada com ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes.

    Como serão os novos veículos?

    Os veículos que entrarem em operação, ao longo do contrato, terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV para monitoramento interno, GPS e terminal de computador de bordo. Também haverá mais informação aos usuários. Confiável e em tempo real.

    Tudo isso resulta em menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais. E viagens mais rápidas, seguras e confortáveis.

    Como a população pode participar da Consulta Pública?

    Advertisement

    A Consulta Pública é um momento importante. Vamos construir, juntos, um transporte coletivo mais moderno e eficiente, para o município.

    Dê as suas sugestões acessando a minuta do edital que está disponível nos endereços eletrônicos da Secretaria de Transportes de Campinas (Setransp), em  https://campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes/pagina/consulta-publica-da-licitacao-do-transporte-2025-; e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em www.emdec.com.br/novotransporte.

    Também há urnas para o recebimento de sugestões nos terminais urbanos Campo Grande, Central, Barão Geraldo e Ouro Verde.

    A Consulta Pública segue até o dia 02 de julho.

    Advertisement
    Continue Reading

    Noticias

    Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas oferece quase 3 mil vagas em cursos

    Published

    on

    teclado

    Já estão abertas as inscrições para mais um Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda. Esta edição vai disponibilizar 2.810 vagas para cursos em várias áreas.

    A maior quantidade de vagas é oferecida pela empresa Solftex (950), seguida pela Microlins (805), Mackenzie (750), Ibragesp (100), DG Cursos (80), All Net (80) e Senai (45). A carga horária varia de 1h a 160h para os cursos. Os cursos podem ser presenciais ou online e a lista de documentos para matrículas, caso seja necessário, está no link de inscrição de cada instituição.

    “A qualificação profissional é uma ferramenta importante para transformar vidas e abrir portas para novas oportunidades. O Feirão da Qualificação Profissional tem um papel importante nesse processo, facilitando acesso às diversas vagas de cursos gratuitos disponíveis na nossa cidade,” destaca Guilherme Damasceno, diretor da Secretaria de Trabalho e Renda.

    A oferta de vagas em cursos profissionalizantes de forma gratuita é uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e empresas privadas com objetivo de capacitar jovens e adultos que buscam melhores oportunidades de emprego ou uma primeira oportunidade no mercado de trabalho.

    Confira as vagas:

    Advertisement

    Mackenzie – 50 vagas por curso

    Estratégia empresarial na gestão das organizações

    Gestão de talentos: estratégias para potencializar a sua equipe

    Jornada do candidato rumo à empregabilidade

    Gestão de equipes remotas

    Advertisement

    Uso de dispositivos moveis celulares para a produção de conteúdos audiovisuais

    Inovação na era digital

    Tomada de decisões guiadas por dados

    Nanotecnologia

    Phython Básico

    Advertisement

    Compra e venda de um imóvel: como analisar

    Excel imersivo para advogados: do essencial ao funcional

    A importância da atividade física para pessoas com TDAH

    Introdução à fitoterapia: conhecimento natural para a saúde e bem-estar

    Cultura digital na educação

    Advertisement

    Metodologias ativas e educação híbridas

    Inscrições: https://www.mackenzie.br/cursosgratuitos

    Microlins

    Tecnologias – 105 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande

    Digitação – 295 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde

    Advertisement

    PDP (Programa de Desenvolvimento Pessoal) (4h) – 180 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande

    Inglês (8h) – 270 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde

    Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas

    Softex

    Business intelligence

    Advertisement

    Cloud computing – provedores

    Criando games

    Data Science

    Atendimento ao cliente – balcão

    Desenvolvimento back-end node JS

    Advertisement

    Desenvolvimento back-end PHP

    Desenvolvimento back-end Python

    Desenvolvimento back-end Ruby

    Desenvolvimento pessoal

    Desenvolvimento back-end Java

    Advertisement

    Desenvolvimento e testes

    Desenvolvimento front-end

    Desenvolvimento Mobile Android

    Desenvolvimento mobile IOS

    Devops containers

    Advertisement

    Devop infraestrutura

    Internet das coisas

    Machine learning

    Primeiros passos programador

    Primeiros passos usuários

    Advertisement

    Redes neurais

    Segurança da informação

    Televendas/call center/ help desk

    UX/UI

    Webdesign

    Advertisement

    A Softex oferece 950 vagas no total.

    Informações e inscrições: lp.workover.com.br/pmcps

    Ibragesp – 20 vagas por curso

    Agente de portaria e de ronda profissional

    Aumentando vendas com planejamento e decisão

    Advertisement

    Contabilidade e análise de balanços

    Recepcionista

    Zelador de excelência

    Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas

    DG Cursos – 40 vagas por curso

    Advertisement

    Saúde da Mulher

    Controle do Diabetes

    Inscrições: https://www.sympla.com.br/preview/10973a4a1039c58e796a72113f5402e0

    Escola Senai

    Implantação e análise de dados em núvel Microsoft DP 900 – 28 vagas

    Advertisement

    Eletricista montador de painéis elétricos industriais – 2 vagas

    Operador de Logística – 15 vagas

    As vagas são limitadas e concedidas por ordem de chegada para a inscrição. O interessado deverá fazer sua inscrição pessoalmente no Senai – Roberto Mange ou no Senai Dr. Euryclides de Jesus Zerbini

    All Net – 20 vagas por curso

    Gestão empresarial

    Advertisement

    Marketing digital

    Informática empresarial

    Inglês rápido

    Serviço

    Feirão da Qualificação Profissional

    Advertisement

    Mais informações: https://cpat.campinas.sp.gov.br/

    Continue Reading

    Noticias

    18 bairros estão com alto risco de transmissão em Campinas

    Published

    on

    dengue mosquito

    A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 3 de abril, o 13º Alerta Arboviroses. O documento informa que 18 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão da doença. 

    A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são: 

    • Leste: Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Dom Bosco.
    • Noroeste: Jardim Santa Rose e Jardim Sul América.
    • Norte: Jardim São Marcos, Vila Esperança, Jardim Campineiro e Recanto Fortuna.
    • Sudoeste: Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena e Recanto do Sol.
    • Sul: Jardim Campo Belo 1, Jardim Fernanda 1 e Jardim Fernanda 2. 
    • Suleste: Jardim Itatiaia, Jardim Bom Sucesso, Vila Formosa e Jardim São Gabriel.

    O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros em casa, orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição. 

    A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.  

    Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano foram confirmados 15.006 casos de dengue em Campinas. Duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano. 

    A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

    Advertisement

    Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

    No ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em razão de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.

    As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os funcionários usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos usam calça cinza e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

    Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

    O que já foi feito em 2025?

    Advertisement
    • Controle de criadouros: 237.533 visitas a imóveis.
    • Nebulização: visitas a 53.342 imóveis.
    • 5 mutirões.
    • 14,7 mil toneladas de resíduos retirados em ações (de 1º/01 até 31/03).
    • 73  lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 22/23).
    • 250 servidores brigadistas.
    • 300 servidores capacitados.
    • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 54.681 (desde fevereiro de 2024).
    • 53 capacitações para profissionais de saúde (de 1/1 até 19/2).
    • Instalação de armadilhas para Aedes aegypti em pontos estratégicos. 

    Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br.

    Continue Reading

    Trending