Geral

Câmara realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Campineiro ao médico e fundador da ONG ASPE; que cuida de pacientes com epilepsia

Nesta sexta-feira (01), a Câmara Municipal realiza reunião solene para entrega de Diploma de Honra ao Mérito à ASPE – Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, por sua contribuição a ações de interesse público no município de Campinas e de Título de Cidadão Campineiro ao médico Li Li Min, fundador da ASPE, por seus relevantes serviços prestados ao município de Campinas.
Essas honrarias foram propostas pelo ex-vereador Tico Costa e serão entregues por iniciativa do vereador Jorge da Farmácia, que preside a Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida. 
Li Li Min é imigrante, nascido em Taiwan e veio para o Brasil em 1972, fixando residência em Curitiba. Formou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná em 1989, fez residência em Florianópolis e aperfeiçoou-se em Cuba, Inglaterra e Canadá. Após 7 anos morando no exterior, retornou ao Brasil e fixou residência em Campinas com sua esposa – também médica – para dar continuidade em sua pesquisa sobre neuroimagem e epilepsia, na Unicamp.
Em 2002, junto com um grupo multiprofissional, iniciou projetos ligados à epilepsia, fundando no mesmo ano a ASPE – Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, conseguindo com que o tema epilepsia saísse das sombras, impactando significativamente na cidade de Campinas.
A ONG ASPE foi, e ainda é, protagonista no movimento nacional, desde seus primórdios e Li Li Min tem destacado sua efetiva presença em diversos grupos de trabalho sobre epilepsia no Brasil e no exterior, realizando campanhas de conscientização, treinamentos e capacitações de profissionais de saúde da rede pública de Campinas e outras cidades do Estado de São Paulo.
Além da epilepsia, o Professor Li, em 2006, iniciou a coordenação de um programa voltado para a fase aguda do AVC – Acidente Vascular Cerebral – e ajudou a criar uma rede de assistência em Campinas, com a participação da PUCCAMP, Hospital Mário Gatti e a Unicamp. Essa ação impactou positivamente na vida de pacientes com AVC na nossa cidade, minimizando sequelas e salvando vidas.
Nesses anos de atuação na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o Professor Li tem se dedicado de forma integral à docência, pesquisa e assistência, sendo promovido a professor titular em 2012.
Atualmente, também é pesquisador ativo da FAPESP e outras redes de pesquisa, além de trabalhar na organização de serviços de saúde na Unidade de Neurologia do Hospital Universitário da Unicamp, entre outros projetos.
“Todos estamos aqui para um propósito e que este seja para o bem comum.” Li Li Min 
A reunião solene está marcada para começar às 16h30 na Sala da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, situada na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126 – Prédio FCM 1, na Cidade Universitária Zeferino Vaz. Posteriormente, o vídeo da gravação da solenidade será disponibilizado no canal da TV Câmara Campinas no YouTube e as fotos serão disponibilizadas no Facebook e no Flickr da Câmara Municipal.  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock