Bloco Batuka terá intérpretes de Libras e reforça acessibilidade no Carnaval de Campinas

O Carnaval de Campinas ganha um reforço em acessibilidade neste ano com a presença de profissionais de Libras no Bloco Batuka, que acontece no domingo, 15 de fevereiro, na Praça Carlos Gomes, região central da cidade.

Das 12h às 18h, duas intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estarão no local para garantir que pessoas surdas tenham acesso às informações e possam acompanhar as atividades do bloco. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o Departamento de Acessibilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A iniciativa reforça o compromisso do município em tornar a programação carnavalesca mais inclusiva, ampliando a participação de públicos diversos nas atividades culturais realizadas na cidade.

“A presença de intérpretes de Libras amplia o alcance da programação e reafirma o papel da cultura como um direito que precisa ser assegurado a todos”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

O Bloco Batuka, que chega ao seu nono ano de atuação, tem como proposta ensinar ritmos variados utilizando instrumentos tradicionais de escola de samba. Com uma metodologia voltada ao cuidado com o aprendizado individual e coletivo, o grupo realiza atividades em escolas, baterias universitárias, dinâmicas empresariais e mantém oficinas fixas aos sábados, das 10h às 13h. Em 2025, promoveu oficinas em parceria com a Assucamp e, neste ano, pretende fortalecer a iniciativa com ações voltadas à percussão para pessoas surdas.

 “Tivemos a oportunidade de fazer algumas aulas com alunos surdos da Assumcamp, e foi muito engrandecedor perceber que a vibração dos instrumentos e os gestos da regência permitem o entendimento e o aprendizado deles, promovendo a inclusão, a autonomia e a igualdade entre os integrantes”, conta o fundador do bloco, Bruno Sotil.

A programação cultural do bloco começa às 12h, na Rua Irmã Serafina, na Praça Carlos Gomes, e inclui apresentações ao longo da tarde: às 13h, o público acompanha o Grupo Casa Caiada; às 15h, é a vez do próprio Bloco Batuka; e às 17h, o encerramento fica por conta do InovaSamba.

“Quando garantimos recursos de acessibilidade, estamos promovendo inclusão social na prática. Essa iniciativa no Bloco Batuka é mais um passo para consolidar uma cidade mais acessível, em que a participação cultural seja efetivamente para todos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.

“A presença da Libras nos eventos culturais é fundamental para que o legado cultural seja compartilhado de forma ampla e plural. Quando garantimos acesso linguístico, estamos assegurando que pessoas surdas não apenas participem, mas também construam memória, pertencimento e continuidade nas manifestações culturais da cidade. Iniciativas como essa fortalecem a cultura como patrimônio coletivo, que precisa ser vivido e transmitido por todos”, explica a Diretora de Política, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, Danielli Guimarães.

Carnaval

O Carnaval de Campinas ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A programação completa está disponível no site: campinas.sp.gov.br/carnaval

SERVIÇO

Bloco Batuka — Carnaval 2026 

Data: Domingo, 15 de fevereiro 

Horário: Das 12h às 18h 

Local: Rua Irmã Serafina – Praça Carlos Gomes, Centro, Campinas 

Acessibilidade: Intérpretes de Libras disponíveis durante todo o evento