Bebê é a primeira vitima fatal por dengue em Campinas no ano de 2019
Nesta segunda-feira(15), a Secretaria de Saúde de Campinas(SP) confirmou a primeira morte por dengue na cidade. A vítima foi um bebê de 5 meses que morava na região sul.
Segundo a secretaria entre janeiro e 15 de abril foram registrados 3.578 casos confirmados da doença. A região mais afetada é a Noroeste, com 1.368 registros.
O Estado de São Paulo enfrenta epidemia da doença desde o começo de 2019. Campinas evitou o aumento do número de casos de dengue até abril. Por meio da intensificação das ações de prevenção em campo, como controle de criadouros, nebulização, bloqueio a cada ocorrência e atividades de mobilização social, Campinas terá um período mais curto de pico epidêmico durante a sazonalidade, que vai até maio.
Diariamente há 804 profissionais do quadro próprio da Prefeitura nas ações de prevenção de campo.
Mais de 410 mil imóveis foram visitados pelas equipes que atuam no controle da dengue entre julho de 2018 e abril de 2019. No mesmo período, cerca de 62 mil imóveis foram nebulizados com inseticida e mais de 40 mil criadouros foram removidos entre julho de 2018 e abril de 2019.
Para reforçar o trabalho de campo, foi contratada, em julho de 2018, uma empresa, com 120 profissionais, que realiza telagem de caixas d´água, nebulização com inseticida e controle de criadouros.