Barão Geraldo celebra aniversário de 69 anos com plantio de árvores
Em comemoração ao aniversário de 69 anos do distrito de Barão Geraldo, a Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata Santa Genebra, realiza nesta quarta-feira, 21 de dezembro, a partir das 15h, o plantio de 69 mudas de árvores nativas nas praças ao lado da Praça do Coco. O local fica em frente à CEI Agostinho Pattaro. No mesmo dia haverá a Feira de Artes e também eventos na Praça do Coco.
A ação faz parte do Projeto Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A Comissão Pró-Memória de Barão Geraldo é parceira desta ação. Trata-se de um grupo de moradores “que quer criar eventos para divulgar e fazer a população do distrito não esquecer sua história, além de integrar essa memória à história de Campinas. Por isso iremos realizar junto o plantio”, destaca Warney Smith Silva, que faz parte da comissão.
Ele explica que Barão Geraldo recebeu o título de distrito no dia 30 de dezembro de 1953, após batalha política de uma comissão de moradores, todos donos de propriedades rurais e trabalhadores braçais (agricultores e vendedores), liderados pelo vereador local Guido Camargo Penteado Sobrinho e por Hélio Leonardi, que era ferreiro. “Foi seu Hélio quem recebeu o diploma das mãos do governador na época. Depois disso foi escolhido para ser Juiz de Paz do Cartório e também 1º subprefeito. Ele também foi presidente do Clube Atlético Barão Geraldo e o maior líder comunitário de Barão historicamente”.
Após o plantio, haverá um show da banda “Duo 27” dos músicos Guilherme Sevá e Francisco Machado. Na programação há hits nacionais e importados. (Tim Maia, Jorge Ben, Caetano, Gil, Djavan, Forró e Reggae).