Geral

Aulas voltam a partir de 1º de fevereiro em SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que as aulas presenciais em escolas estaduais retornam no dia 1º de fevereiro. Assim, as unidades escolares dos município devem seguir o mesmo calendário.

Ainda assim, com o aumento de casos de Covid-19 em todo o país, deixar as crianças e adolescentes voltarem para a escola ainda é um impasse para os pais.

Há quase um ano, por causa da pandemia, os estudos em todo o Brasil migraram das salas de aula para as salas online. Agora o governo do Estado já sinalizou que o retorno às escolas é obrigatório. No entanto, essa decisão cabe ao Conselho Estadual de Educação, que fará uma reunião no dia 13 de janeiro para discutir o assunto.

A doutora em educação da USP (Universidade de São Paulo), Flavines Rebolo Lapo, discorda da decisão. “O retorno é importante, mas ele precisa ser acompanhado com todas as normas de biosegurança, e muitas escolas talvez não consigam cumprir essas normas. Ele [o governo] não pode obrigar o retorno às aulas sem oferecer essas condições de segurança que são necessárias e imprescindíveis.”

Mesmo com o anúncio do governo estadual, o aumento de número de casos e ocupação nos leitos hospitalares podem alterar o Plano SP, o que vai impactar na volta às aulas.

As escolas que ficam em municípios que estão classificadas nas fases vermelha e laranja, podem atender apenas 35% dos alunos diariamente. Já na fase amarela, esse número sobre para 70% de participação. Na fase verde, é autorizado o atendimento à 100% dos estudantes matriculados.

O diretor regional de ensino, Marco Aurélio Bugni, lembra que atualmente ainda estão vigentes as atividades de recuperação, presenciais e online. De acordo com Bugni, do dia 26 ao dia 29 de janeiro será feita uma “semana de planejamento” para as definições do ano letivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock