Atrações tecnológicas marcam abertura da Semana de Ciência de Campinas
Instituições de pesquisa, universidades e empresas privadas vão promover diversas atividades durante a 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022). A abertura foi realizada nesta segunda-feira, 17 de outubro, no Paço Municipal da Prefeitura de Campinas. Neste ano, a semana terá como tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil,
Na solenidade, quem deu as boas vindas foi o robô Ben, que trabalha em supermercados para auxiliar no atendimento aos clientes. Também foi montada uma exposição pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer com próteses e órteses fabricadas por impressoras 3D, um biossensor para detecção, em até cinco minutos, dos vírus da covid e da zika por meio de amostra de sangue ou saliva, além do robô Nao, que também interage com as pessoas.
A programação _ que tem início hoje, dia 17 de outubro (segunda-feira), e se encerra no domingo, dia 23 _ é composta por atividades científico-culturais promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de difundir e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação na cidade, principalmente entre professores e estudantes de escolas públicas e privadas.
Uma das atrações da SMCTIC 2022 é a Cápsula da Ciência, um domo geodésico de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens 360 graus. A cápsula está instalada no Largo do Rosário e pode ser visitada por escolas e público geral.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirmou que o foco da administração é tornar Campinas a principal indutora de tecnologia do país. “Vamos consolidar Campinas como o maior polo tecnológico do Brasil. Para isso, é importante envolver a população que todos, especialmente estudantes e professores, conheçam o que a cidade produz na área de tecnologia”, declarou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, é importante sensibilizar as crianças e jovens da cidade para a importância da ciência na vida de todos.
Participaram da solenidade de abertura os secretários de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, de Finanças, Aurílio Caiado, de Gestão de Controle, André Von Zuben, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, de Cultura, Alexandra Caprioli, o vereador Luiz Carlos Rossini, o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior, representantes dos institutos e empresas de tecnologia, além dos alunos da EMEF “Padre José Narciso Vieira Ehrenberg” e da Escola Estadual “Carlos Gomes”.
SMCTIC 2022
A realização da SMCTIC é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação com apoio estruturante do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, das organizações que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A semana integra o calendário municipal e a temática de cada edição segue as propostas determinadas pelas diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A SMCTIC conta com parceria da American Girls Can Code, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Centro de Química Medicinal (CQMED), Instituto Agronômico de Campinas, ITAL/APTA/SAA e Venture Hub, Observatório Municipal Jean Nicolini, Planetário e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, PUC-Campinas, Unicamp e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A programação completa pode ser conferida no site https://semanacet.campinas.sp.gov.br/.
Cápsula da Ciência
Iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), a Cápsula da Ciência já passou pela cidade de Gaspar, Santa Catarina. Campinas é a segunda cidade no roteiro do projeto e, a partir daqui, o Domo percorrerá mais cinco municípios.
A projeção aborda, em linguagem acessível, os desafios relacionados à ciência, além das pesquisas desenvolvidas pelos vários laboratórios que integram o CNPEM. Durante a imersão, é possível ter uma visão diferenciada dos experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual. Entre eles está o Sirius, um instrumento científico de última geração que utiliza aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.
Programação
Dias: 17, 18, 19, 20 e 21 e outubro
Horários:
9h às 12h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo
12h às 13h – público geral
13h às 14h – intervalo
14h às 15h – público geral
15 às 17h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo
17h às 18h – público geral
Local: Largo do Rosário, centro de Campinas
As sessões terão 20 minutos de duração com capacidade para 40 pessoas. As escolas interessadas em levar seus alunos para a Cápsula da Ciência devem se cadastrar no site https://cnpem.br/capsula-da-ciencia-cadastro-de-escolas/ e aguardar a confirmação por e-mail. Já o público terá acesso de acordo com a ordem de chegada.