Atividades com idosos movimentam o Residencial Vilas de Taubaté
Uma série de atividades programadas para o primeiro semestre de 2019 movimentou os idosos que moram no Residencial Vilas de Taubaté, na Região Sul do município.
As ações realizadas pela Coordenadoria do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas(CTSOC) em parceria com a Coordenadoria Municipal do Idoso foram realizadas durante cinco meses com encontros semanais que envolveram rodas de conversas sobre o Estatuto do Idoso, políticas públicas em desenvolvimento para este público, recursos disponíveis e o trabalho em si, da Coordenadoria do Idoso.
Também foram realizadas atividades lúdicas com dinâmicas interativas sempre valorizando a relação intergeracional no ambiente deles, contribuindo assim, para a retirada de vários idosos de situações de isolamento social.
Segundo Daniel Rocha, coordenador da CTSOC, o idoso não pode e não deve viver isolado.
“O isolamento social tem um impacto maior sobre a expectativa de vida dos idosos que a solidão, segundo aponta um estudo recente feito pelo University College de Londres. Isso significa que se afastar fisicamente dos outros é pior para a saúde do que, de fato, se sentir sozinho”, declarou.
Ainda segundo Rocha, esta é uma realidade vivida por parte de vários idosos, moradores em condomínio vertical e no empreendimento Vilas de Taubaté não é diferente.
“Portanto, o trabalho social desenvolvido junto a esta população prioriza atividades intergeracionais, ou seja, que incentivem a interação, promovendo um ambiente que propicie maior longevidade aos idosos, oferendo ainda uma possibilidade de superação individual da situação de isolamento e harmonia na convivência condominial” completou.
Um bingo e um baile realizados no último dia 13 de junho marcaram o encerramento das atividades no semestre.