Novo canal de atendimento via WhatsApp disponível em Campinas
Desde a última quarta-feira, 13 de dezembro, os moradores de Campinas têm à disposição mais um canal de atendimento via WhatsApp (WhatsApp do 156). Essa iniciativa resulta de uma colaboração entre a Prefeitura de Campinas e a Informática Municípios Associados (IMA), com a parceria da empresa Rocket.chat. Para utilizar o serviço, basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos.
O novo serviço conta com um chatbot, um atendimento automático por meio de um robô com inteligência artificial que orienta sobre o uso do serviço e esclarece dúvidas comuns, além de oferecer atendimento humano.
Isso proporciona mais agilidade, facilidade e modernidade aos cidadãos de Campinas que desejam solicitar, reclamar ou esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destaca: “Estamos em uma empreitada para tornar os serviços públicos de Campinas cada vez mais digitais, e o WhatsApp é uma ferramenta fundamental. As secretarias municipais estão realizando um esforço para a desburocratização, e vamos continuar promovendo a integração dos serviços municipais a esse sistema.”
Serviços disponíveis no atendimento via WhatsApp
Inicialmente, o atendimento fornecerá informações sobre:
- Cadastro Único – Agendamento/Consulta de Benefícios
- Castração de Animais
- Febre Amarela
- 2ª Via de Planta
- Alvará de Uso
- Ficha Informativa de Imóveis
- Iluminação Pública
- Programa Monitora Campinas
- Poda de Árvore
- Vale Gás
- Viela Sanitária
O chatbot estará disponível todos os dias, 24 horas por dia. A expectativa é que 40% da demanda atual do 156 atendida por telefone migre para o atendimento via WhatsApp nos primeiros meses. O atendimento humano estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (para as pastas de Assistência Social e Urbanismo), e das 8h às 18h (156). Alguns serviços, mesmo pelo aplicativo, poderão necessitar de atendentes humanos.