Associação quer tornar Campinas berço de startups de estágio inicial
A Associação de Startups da Região de Campinas (Campinas Tech) entregou nesta segunda-feira, 5 de julho, um manifesto à prefeitura de Campinas para fazer da cidade o berço de startups de estágio inicial (early stage) no país.
Segundo a associação, Campinas tem os requisitos que a credenciam para o posto: forma mão de obra capacitada, tem as melhores instituições de ensino do Brasil, possui modal e hub únicos, conta com as mais importantes empresas de tecnologia no mundo e fomenta a cultura empreendedora.
O documento foi entregue à secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Adriana Flosi. “Recebemos o manifesto da Campinas Tech, que está alinhado com os projetos da SDE, principalmente no que tange às questões de posicionamento, desburocratização, educação e comunicação”, afirmou a secretária.
Para Newton Frateschi, responsável pela Ciência, Tecnologia e Inovação da SDE, “é muito importante estabelecer Campinas como um grande ambiente de CTI, em que novas empresas são criadas, principalmente as de early stage, e viabilizadas pela atração de aceleradoras que apostam na cidade”. Ainda de acordo com Frateschi, “cabe ao poder público orquestrar as ações com esses atores do ecossistema de inovação municipal”.
Já o presidente da Campinas Tech, Omar Ferroni Branquinho, pontuou: “enxergamos Campinas com um enorme potencial para ser o berço de startups de estágio inicial. Entendemos que o poder público é um parceiro fundamental para implementar as mudanças necessárias para termos as melhores startups do Brasil e do mundo começando sua jornada aqui”.
A associação requer da Administração Municipal estruturação e benefícios para atração de entidades que trabalhem com startups neste estágio, como aceleradoras e incubadoras. Entre outras necessidades, a Campinas Tech cita acesso a financiamento público e privado; desburocratização; zoneamento do endereço de constituição, por conta de trabalho remoto; incentivo a programas de capacitação de mão de obra, fomentando a inclusão.