Arquivo Municipal tem mais de 2 milhões de documentos que ajudam a contar a história da cidade

 

O Arquivo Municipal de Campinas tem como missão preservar, garantir acesso e divulgar o patrimônio arquivístico do município, reunindo em seu acervo itens produzidos entre 1867 e 2003. Além disso, tem como missão auxiliar a gestão de documentos da Administração Municipal em todas suas fases de uso e destinação, sendo responsável pela orientação técnica e avaliação de documentos de arquivos correntes da prefeitura e também de entidades da administração indireta.

O Arquivo dispõe de instrumentos de pesquisa para consulta presencial e uma base de dados on-line, o Portal Arq-camp (https://arq-camp.campinas.sp.gov.br ) , que permite a consulta a referências de documentos e acesso a cópias digitais por pesquisadores ou usuários em geral. Para as consultas presenciais, realizadas na unidade situada à Rua José Oscar Gratti, 100, Swiss Park, é necessário entrar em contato previamente para agendamento: https://campinas.sp.gov.br/sites/arquivomunicipal/atendimento-pesquisadores .

Para os servidores municipais, o Arquivo disponibiliza uma área específica em seu site, na qual podem, por exemplo, encontrar informações sobre a Gestão Documental na Prefeitura, incluindo orientações sobre a elaboração de Tabelas de Temporalidade e a eliminação de documentos, de acordo com o previsto em legislação.

Além do trabalho técnico, o Arquivo desenvolve ainda ações educativas e de difusão cultural, oferecendo gratuitamente cursos, palestras, oficinas, atividades formativas e visitas mediadas. As iniciativas são planejadas de acordo com o perfil do público participante e podem ser personalizadas a partir da documentação existente no acervo, ampliando o papel do Arquivo como espaço de conhecimento, memória e cidadania.

A história

O Arquivo Municipal de Campinas é atualmente a instituição arquivística da Prefeitura de Campinas, mas sua história começa muito antes. Isso porque o Arquivo foi criado em 1933, como parte da Repartição de Estatística, Divulgação e Arquivo. Depois disso passou por inúmeras transformações e posições administrativas, tendo recebido sua denominação atual, Coordenadoria Setorial de Arquivo Municipal, em 1999.

Desde abril de 2012, faz parte da Diretoria de Gestão de Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão, estando atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Governo.

Quase nove décadas depois, o Arquivo tem sob sua guarda um acervo arquivístico de mais de 2 milhões de documentos, a maioria provenientes do governo municipal, mas também algumas coleções privadas, além de milhares de livros de registro diversos.