Connect with us

Noticias

Após redução no acumulado de chuvas, parques de Campinas reabrem nesta segunda, 17

Published

on

parque

Campinas abriu à visitação nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, os parques e bosques públicos da cidade, porque o acumulado de chuvas ficou abaixo de 80 milímetros em 72 horas em todas as regiões do município, segundo dados da Defesa Civil. A medida inclui as sete áreas da região Sul que permaneceram fechadas neste sábado e no domingo, após as fortes chuvas de sexta-feira. Os parques funcionam todos os dias, exceto o Bosque dos Jequitibás, que habitualmente já fica fechado às segundas-feiras.

O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos, é responsável pela gestão dos parques e bosques municipais. A decisão de abrir ou fechar as áreas visa minimizar riscos aos visitantes. A avaliação é feita a cada 24 horas, com base nas medições, de acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão.

Desde 11 de dezembro de 2024, o fechamento de parques ocorre de forma regionalizada. São utilizados os dados de índices de chuva de cada área para verificar em qual região da cidade os espaços devem ser fechados.

No último final de semana, 15 e 16 de fevereiro, foram fechados os parques da região Sul: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas porque nesta área o índice de chuvas havia ultrapassado 80 milímetros em 72 horas.

Veja o horário de funcionamento de cada parque no link: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

Advertisement

Parques e bosques de Campinas

Lagoa do Taquaral (Parque Portugal)

Av. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral

Telefone: (19) 3733-7572

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Advertisement

Bosque dos Jequitibás

Rua Coronel Quirino, 2, Bosque

Telefone: (19) 3231-8795 / (19) 3733-7570

Horário: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.

Fechado às segundas-feiras.

Advertisement

Lago do Café

Av. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Rod. Heitor Penteado, s/n, Vila Brandina

Advertisement

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque dos Guarantãs

Rua Santa Rita do Passa Quatro, s/n, Jardim Nova Europa

Telefone: (19)3278-1991

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Advertisement

Bosque da Paz Yitzhak Rabin

Rua Prof. Ari Monteiro Galvão, s/n, Jardim Madalena

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Chico Mendes

Rua Moscou, s/n, Parque São Quirino

Advertisement

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi)

Rua Capistrano de Abreu, s/n, Vila Lemos

Telefone: (19) 3761-0327

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Advertisement

Bosque Ferdinando Tilli

Rua Olinto Gardelin, s/n, Parque Valença

Telefone: (19)3761-0327

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque dos Cambarás

Advertisement

Av. Emilly Cristienne Giovanini, 409, DIC 5, Ouro Verde

Telefone: (19) 3766-0305

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Augusto Ruschi

Rua Roberto Gallo, s/n, DIC 1, Ouro Verde

Advertisement

Telefone: (19) 3766-0243

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer)

Rua Albano de Almeida Lima, s/n, Guanabara

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Advertisement

Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior)

Rua Albano de Almeida Lima, s/n, Guanabara

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque dos Artistas

Av. Abolição, s/n, Swift

Advertisement

Telefone: (19) 3771-0225

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho

Av. Dr. Luís de Tella, s/n, Cidade Universitária, Barão Geraldo

Telefone: (19) 3788-0298

Advertisement

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque das Águas

Av. Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro

Horário: todos os dias, das 6h às 20h

Bosque da Mata

Advertisement

Rua Antonio Ribeiro de Lima, 25,Parque São Jorge

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Santa Bárbara

Rua Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres, s/n, Parque Santa Bárbara

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Advertisement

Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone)

Av. das Amoreiras, s/n, Jardim Capivari

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães)

Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Chapadão

Advertisement

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Parque Luciano do Valle

Rua Paulo Viana de Souza, s/n, Vila União

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Parque Dom Bosco

Advertisement

Av. Comendador Emílio Pieri, s/n, Vida Nova, Ouro Verde

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Praça da Juventude Alessandro Monare

Rua Abigail Zeni Nader, s/n, DIC 5/Marighella, Ouro Verde

Horário: todos os dias, das 6h às 21h

Advertisement

Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo)

Rua Eduardo Monkecevic, s/n, Parque Jambeiro

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Benevenuto Tilli

Rua Juvenal de Oliveira, s/n, Parque São Domingos

Advertisement

Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Noticias

Páscoa: Mercadão de Campinas espera aumento de até 30% nas vendas de peixes

Published

on

peixe

O Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, registrou aumento nas vendas já no início deste mês de março. O local é referência para compra de ceias ou almoços especiais. Os comerciantes esperam um aumento no volume de negócios entre 20% e 30% na Páscoa e no período da quaresma, que antecede a celebração.

Segundo a administração do espaço, o período da quaresma, que teve início na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até a Páscoa, traz boas expectativas para os comerciantes. Desde o início de março já houve aumento no movimento do mercadão, em especial na venda de peixes e frutos do mar.

Segundo a Adriana Tavares, comerciante de peixes no Mercadão, esse ano é esperado um aumento no volume de vendas do produto entre 20% e 30%. “Os preços praticados em janeiro permanecem praticamente os mesmos, com poucas alterações. Em 2024 tivemos um bom movimento, pois os preços se mantiveram nos patamares de janeiro. Neste ano a expectativa é a mesma. Se os preços de compra de peixes e frutos do mar continuarem os mesmos na próxima semana, essa Páscoa deverá ser muito boa para nós”, afirma Adriana.

Além do segmento de pescados, outros tipos de alimentos também devem apresentar um bom desempenho esse ano. Segundo os comerciantes, a venda de produtos como doces e chocolates, usados na produção de ovos de Páscoa, também aumentam no período.

Referência de compras

“O Mercado Municipal é uma referência como centro de compras em Campinas. A tradição do campineiro de buscar os produtos frescos e de qualidade diferenciada no mercadão é muito forte”, afirma Enrique Lerena, presidente da Setec, autarquia responsável pela gestão do Mercadão.

O edifício histórico do Mercadão e um dos cartões postais da cidade está em fase final de reforma e o prédio revitalizado deve ser entregue em maio para a população. A obra faz parte das ações de revitalização do Centro de Campinas. As vendas no local seguem normais mesmo com as obras. Os permissionários continuam a atender a população em tendas climatizadas instaladas no local.

Show Encantado de Páscoa

Entre 21 de março e 20 de abril, 11 bairros de Campinas serão palco da edição 2025 do “Show Encantado de Páscoa”. Os espetáculos que foram sucesso de público em 2024, voltam este ano completamente repaginados, mas com o mesmo objetivo: unir as famílias campineiras e celebrar uma das datas mais importantes do nosso calendário. A realização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação em parceria com a Câmara de Vereadores.

Confira a programação completa e mais informações: https://campinas.sp.gov.br/pascoa

Serviço:

Mercado Municipal de Campinas (Mercadão)
Endereço: Av. Benjamin Constant, s/nº
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 16h
Domingo: das 7h às 12h
Telefone: (19) 3232-3679

Continue Reading

Noticias

Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas tem mais de 2 mil vagas para capacitação

Published

on

cursos

O Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas, oferecido por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, tem 2.132 vagas em cursos profissionalizantes e de qualificação profissional. As capacitações são gratuitas e estão disponíveis nas modalidades on-line e presencial. A carga horária varia de 2h a 160h. As inscrições já estão abertas e vão durar enquanto houver vagas.

 
Os cursos são oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Ensino (Ibragesp), Microlins, Softex, Unisal e Senai. Para quem optar por fazer qualquer curso on-line basta ter um computador ou celular com acesso à internet. A idade mínima para participar é de 14 anos.
 

Vagas

Senai

Microsoft Power BI (32h) – 20 vagas
Redes de computadores – implantação de redes locais (48h) – 20 vagas
Programação em Phython (60h) – 20 vagas
Design de jogos digitais (60h) – 16 vagas
Assistente de recursos humanos – Noite (160h) – 14 vagas
Assistente de recursos humanos – tarde (160h) – 16 vagas
Auxiliar administrativo (160h) – 14 vagas
Auxiliar de Nutrição (160h) – 7 vagas
Implantação de serviços em nuvem Microsoft AZ900 (40h) – 23 vagas
Implantação de serviços em nuvem AWS Cloud (40h) – 24 vagas
Implantação e análise de dados em Nuvem (40h) – 28 vagas

Advertisement

As vagas são limitadas e concedidas por ordem de chegada para a inscrição. O interessado deverá fazer sua inscrição pessoalmente no Senai – Roberto Mange, que fica na rua Pastor Cicero Canuto de Lima, 71, São Bernardo, de segunda à sexta, das 8h às 20h ou aos sábados das 8h às 16h.

É preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade de acordo com o requisito da vaga. O candidato deverá entrar em contato até 3 dias antes de iniciar o curso ou até o esgotamento das vagas.
 

Ibragesp 

Agente de portaria e ronda profissional (10h) – 20 vagas
Aumentando vendas com planejamento e decisão (30min) – 20 vagas
Contabilidade e análise de balanços (2h) – 20 vagas
Recepcionista (10h) – 20 vagas
Zelador de excelência (6h) – 20 vagas


Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas
 
Microlins 

Advertisement

Tecnologias (8h) – 105 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande
Digitação (4h) – 295 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde
PDP (Programa de Desenvolvimento Pessoal) (4h) – 180 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande
Inglês (8h) – 270 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde


Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas
 

Softex

Business intelligence
Cloud computing – provedores
Criando games
Data Science
Atendimento ao cliente – balcão
Desenvolvimento back-end node JS
Desenvolvimento back-end PHP
Desenvolvimento back-end Python
Desenvolvimento back-end Ruby
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento back-end Java
Desenvolvimento e testes
Desenvolvimento front-end
Desenvolvimento Mobile Android
Desenvolvimento mobile IOS
Devops containers
Devop infraestrutura
Internet das coisas
Machine learning
Primeiros passos programador
Primeiros passos usuários
Redes neurais
Segurança da informação
Televendas/call center/ help desk
UX/UI
Webdesign

A Softex oferece 950 vagas no total. 
 
Informações e inscrições: lp.workover.com.br/pmcps
 
 
Unisal 
Phyton para jovens (40h) – 30 vagas
Inscrições: http://bit.ly/25pypi
 
Serviço 
Feirão da Qualificação Profissional
Mais informações: https://cpat.campinas.sp.gov.br/

Advertisement
Continue Reading

Noticias

Sia Santa abre inscrições para Núcleo de Dramaturgia – Aprimoramento artístico cultural, em Campinas 

Published

on

escola-teatro

Para fazer a inscrição e participar do projeto de criação do Núcleo de dramaturgia para aprimoramento artístico cultural na cidade de Campinas, entre em contato com a Sia Santa pelo Whatsapp (19) 97413-7320. Os encontros virtuais acontecem entre os dias 18 de março e 20 de maio de 2025, sempre às terças-feiras, por meio da plataforma Google Meet. A vivência presencial será marcada e informada ao grupo no decorrer dos encontros online. 

Com 10 encontros virtuais de até uma hora e meia de duração e duas leituras dramáticas ao vivo, transmitida do palco do Teatro Sia Santa, em Campinas, o projeto está com 30 vagas abertas com possibilidade de inscrição para lista de espera ou vaga suplente. 

A proposta central é criar um ambiente de troca e compartilhamento de conhecimentos, em que os participantes desenvolvam a arte da escrita dramatúrgica. 

Assinam a coordenação do projeto os dramaturgos Bruno Fantini, Cícero Edno e Walter Paiva. O objetivo é criar um espaço de orientação e mentoria para um grupo diversificado de até 30 pessoas da área das artes cênicas e entusiastas da literatura cênica. Promover o aprimoramento artístico-cultural na região é outra meta do projeto. 

Vivenciar conteúdos literários e estimular o desenvolvimento de novos talentos interessados na arte da escrita dramatúrgica faz parte do que o projeto propõe. Além disso, implementar sistemas e estratégias que favoreçam a concepção de novas obras teatrais é visto como uma consequência após todos os encontros do projeto. 

Advertisement

“Este projeto assume a responsabilidade de ampliar o conhecimento de seus participantes e colaboradores nesta área específica das artes, contribuindo para a formação e evolução de novos profissionais”, afirma Bruno Fantini. 

Divididos em três ciclos distintos: Leitura e Análise de Obras Teatrais; Criação e Leituras; e Leitura Dramática Final e Debate, cada encontro, conduzido por um dramaturgo experiente , deve criar um ambiente que estimule a criatividade, promova a produção dramatúrgica de qualidade e cultive uma comunidade apaixonada pela literatura teatral. 

“O projeto também presta uma justa homenagem ao ilustre dramaturgo Jurandyr Pereira, cujo legado e trabalho notáveis contribuíram significativamente para o crescimento e enriquecimento das ações empreendidas pela Companhia de Teatro Sia Santa e de outros grandes nomes do teatro brasileiro”, complementa Cícero Edno. 

Por meio do projeto contemplado no Edital Estadual da Lei Paulo Gustavo – LPG 23/2023. Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de

Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto de criação do Núcleo de dramaturgia para aprimoramento artístico cultural na cidade de Campinas compreende dez encontros virtuais de uma hora e meia de duração cada, dois encontros presenciais de leituras dramáticas com foco em orientação e mentoria, com troca e compartilhamento de conhecimentos, em que os participantes desenvolvem a arte da escrita dramatúrgica. 

Advertisement

SIA SANTA 

A Companhia de Teatro Sia Santa é uma instituição dedicada à produção e promoção de artes cênicas na cidade de Campinas, SP dirigida por Crispim Júnior e Jorge Fantini, com um quadro social de mais de 30 artistas cooperados. Com um teatro próprio e infraestrutura para oficinas e outras frentes de trabalho no setor cultural, a Sia Santa está no mercado há mais de 52 anos tendo produzido mais de 60 espetáculos, para todas as idades. A companhia se destaca por suas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da comunidade artística local. Entre títulos e honrarias, recebeu o prêmio APCA, Troféu Imprensa, Prêmio APTC, Mambembe, Aluízio Magalhães, entre outros. Em 1993 foi reconhecida como Órgão de Utilidade Pública pela Lei Municipal 7523/93. A SIA SANTA mantém em cartaz um Repertório com 19 espetáculos, sendo: 9 infantis, 6 corporativos, 2 juvenil-adulto, 1 auto de natal e 1 show infantil. É um verdadeiro “festival de teatro para todas as idades e gostos”. A Sia Santa também cria, produz, desenvolve e instala projetos de ambientação cenográfica para eventos, além de criar e produzir teledramaturgia sob encomenda. 

SERVIÇO 

Núcleo de dramaturgia para aprimoramento artístico cultural 

Inscrições: Gratuitas 

Advertisement

Encontros Online 

Dias: de 18 de março a 20 de maio, às terças-feiras 

Horário: 19h| Local: Plataforma Google Meet 

Vivência Presencial e Transmissão ao vivo pelo youtube 

Datas e horário: serão definidas nos encontros online 

Advertisement

Local: Teatro Escola Sia Santa | R. Sebastião Paulino dos Santos, 32 – Parque Santa Bárbara – Campinas/SP 

Acessibilidade comunicacional: LIBRAS 

Continue Reading

Trending