‘Anjos de Capacete’ ensina primeiros socorros para entregadores
Formar profissionais mais conscientes sobre segurança viária e preparados para agir em sinistros (acidentes) de trânsito. Esse objetivo une a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, o iFood e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em mais uma edição do programa “Anjos de Capacete”, da FoodTech. Quarenta entregadores parceiros do iFood participaram do treinamento realizado nesta quarta-feira, 31 de agosto, na sede da Emdec.
Com duração de quatro horas, a capacitação foi dividida em duas turmas e abordou conceitos de segurança viária, condutas e manobras seguras. Também incluiu noções e prática de primeiros socorros.
Capacitar os profissionais de delivery para que pilotem com mais cautela e responsabilidade é um passo importante para a construção de um trânsito mais seguro para todos”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
O secretário de Transportes, Fernando de Caires, esteve nos treinamentos e destacou que “precisamos construir uma cultura de conscientização sobre os riscos que os entregadores estão correndo todos os dias para prestar este serviço. Nesse sentido, a Emdec vem promovendo diversas iniciativas voltadas à segurança de motociclistas e ciclistas”, disse.
Profissionais da Emdec apresentaram os fatores de risco para acidentes e as formas de preveni-los, tais como evitar excesso de velocidade, uso de álcool e direção perigosa. O conteúdo foi ministrado pelos educadores Wagner Trindade Jatobá e Joaquim Olímpio Filho, que trouxeram dados de acidentalidade registrados em Campinas, em 2021.
Os enfermeiros do Samu, Pedro Henrique Antunes e Clair Luciano Nogueira, orientaram sobre como acionar o atendimento médico e quais devem ser os cuidados imediatos às vítimas na cena do acidente até a chegada de assistência médica profissional. Eles abordaram técnicas de primeiros socorros que devem ser adotadas em casos de parada cardiorrespiratória, hemorragia, engasgo e convulsão.
Queremos oferecer conhecimento a esses profissionais e destacar para a sociedade que os entregadores precisam ser cada vez mais valorizados. Eles estão se qualificando para se tornarem agentes capazes de ajudar a melhorar as condições de segurança no trânsito da cidade. O ‘Anjos de Capacete’ integra um movimento de valorização e de mais segurança para os entregadores parceiros e que também está sendo materializado em ‘Muito mais Que Um Pedido’, a campanha que estamos promovendo”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas do iFood, Tayara Calina.
Representantes do iFood apresentaram os meios de suporte oferecidos aos entregadores em caso de acidente. Na conclusão da formação, o iFood entregou a cada participante um capacete branco personalizado com a logomarca “Anjo de Capacete” – símbolo do programa, além de equipamentos básicos de primeiros socorros, kits de segurança e o certificado de formação.
Maio Amarelo
A edição anterior do treinamento, realizada durante o Movimento Maio Amarelo 2022, capacitou 32 entregadores motociclistas. A parceria integra a Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), lançada pela Emdec para reduzir os acidentes envolvendo motociclistas. Em 2021, 69 ocupantes de motocicletas perderam a vida no trânsito campineiro, o que representa 45,7% dos 151 óbitos registrados em acidentes de trânsito naquele ano.
O programa Anjos de Capacete está em sua 8ª edição e já formou mais de 500 entregadores parceiros do iFood em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Londrina, João Pessoa, Maceió e Rio de Janeiro.