Andamento de implantação dos corredores BRT é tema de reunião na Câmara
A implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no município foi tema de reunião na Câmara de Vereadores, realizada na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, no Plenário “José Maria Matosinho”. O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, foi convidado para expor os detalhes de execução das obras à Comissão Especial de Estudos que acompanha a implantação dos corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.
O encontro contou com a participação de diversos vereadores e também de moradores da região do Ouro Verde, impactados pelas últimas ações na região. Constaram da pauta do encontro o panorama das obras, principalmente com as novas interdições viárias, e assuntos como a ligação entre o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos e as marginais na Rodovia Santos Dumont.
O secretário Barreiro destacou o ritmo das obras. “Estamos, rigorosamente, dentro do cronograma estabelecido”. De acordo com Barreiro, durante prestação de contas sobre o andamento dos trabalhos para o Governo Federal, ele teve a informação de que “Campinas tem a única grande obra do País que está dentro da normalidade”.
As obras do BRT já chegaram a vias importantes, como as avenidas Ruy Rodriguez, com dois trechos em obras, um na região do Jardim Santa Lúcia e outro na região do Parque Universitário de Viracopos; e John Boyd Dunlop, na região entre o Satélite Íris e o Jardim Florence. Também há obras entre os bairros Parque Industrial e Jardim Miranda.
Estamos entrando em regiões vivas, muito adensadas e populosas. Sempre tem prejuízos momentâneos para quem mora e circula pela região. E momentos como este, aqui na Câmara, são importantes para esclarecer as dúvidas e tranqüilizar a população” destacou o secretário de Transportes.
Em todos os locais de obras a Emdec coloca em ação, antecipadamente, um plano operacional de trânsito e transporte. Também realiza plano de comunicação, avisando os moradores dos locais sobre o início dos trabalhos, consequências no tráfego e desvios ou rotas alternativas. Realiza, ainda, maciça divulgação das obras para a imprensa.
Projeto
O BRT contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.
Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.
O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).
O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).
Entre os dois corredores, haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.