Alunas do curso de Manicure e Pedicure do Ceprocamp recebem oferta de trabalho
O curso inédito de Manicure e Pedicure do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) mal começou e é considerado um sucesso. Em apenas duas semanas, todas as alunas da primeira turma receberam propostas de emprego na área, oferecidas pelo Sindicato Patronal dos Institutos de Beleza Autônomos da Beleza.
“O curso de manicure e pedicure é uma demanda antiga. No ano passado o Sindicato da Beleza e o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) vieram nos procurar falando justamente sobre essa falta de profissionais qualificados na área. Em função disso, sabíamos que esse curso teria bastante sucesso, mas, ainda assim, superou as nossas expectativas”, disse Andrea Jaconi, coordenadora do Ceprocamp.
Uma das alunas que se beneficiou foi a educadora Cláudia Vieira, que se matriculou na primeira turma, e diz que já está indicando a formação para outras pessoas. “Eu gostei bastante do curso. A professora é bem preparada, tem um conhecimento muito grande na área, e foi super atenciosa com todos. Se o aluno mostrar esforço e disposição, vai aprender muito. Já estou indicando esse curso para todo mundo, pois a estrutura daqui é ótima”, afirma.
Com duração de duas semanas, o objetivo é formar profissionais que saiam prontos para o mercado de trabalho.
Telma Marcelino, moderadora do Sindicato Patronal dos Institutos de Beleza Autônomos da Beleza, conta que profissionais da área estão cada vez mais escassos. “O Sindicato da Beleza procurou o Ceprocamp para acabar com o problema da falta de manicures. Depois da pandemia, essa mão de obra se tornou escassa, porque as manicures começaram a atender em casa e os salões ficaram desfalcados”, afirma.
Pensando em combater essa demanda, o Sindicato pretende oferecer vagas de emprego para todas as próximas turmas. “Nós pretendemos adotar o mesmo método com as alunas das próximas turmas para colocá-las no mercado. Às vezes as pessoas não trabalham como manicure por não se sentirem valorizadas como deveriam. A manicure é uma funcionária muito importante no salão, e talvez a mais importante, pois o cliente dela é um dos que mais gera lucro para o estabelecimento”, completa.
Para incentivar as estudantes a seguir na área, o Ceprocamp, em parceria com a Espro, oferece ainda um kit para todas as matriculadas, contendo alicate de cutícula, espátula inox, palito inox, alicate de unha, palito de madeira, lixa de unha, caixa para manicure, 10 esmaltes, bloco polidor, lixa de pés, base de unha, removedor de esmalte, algodão, toalha descartável e amolecedor de cutícula.
“O kit que recebemos superou minhas expectativas. Para nós, que fazemos apenas atendimentos iniciais, é muito bom. Claro que a estrutura do Ceprocamp ajuda bastante. Receber um kit desses com uma aula gratuita foi ótimo”, finaliza Cláudia Vieira.
Matrículas
As aulas da segunda turma do curso de Manicure e Pedicure do Ceprocamp tiveram início no dia 30 de setembro, e a próxima turma tem previsão de início para o dia 16 de outubro. Serão quatro no total, com a última prevista para o mês de novembro.
As matrículas são feitas por ordem de chegada, não sendo necessário fazer inscrição prévia. Cada turma tem limite de 30 alunos.
As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 11h40, na Unidade Centro do Ceprocamp.