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Alteração ou ausência de equipamentos motivam maioria das autuações em blitze

blitze

Veículos com modificações irregulares ou ausência e inoperância de equipamentos obrigatórios, principalmente nas motocicletas, lideram o ranking das 10 principais autuações computadas nas blitzes de fiscalização realizadas em agosto. Nove operações integradas foram feitas no mês passado, envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal e a Polícia Militar, somando 449 autuações.

A mudança do sistema de iluminação e sinalização concentra 15,81% (71) das autuações. Em seguida vem casos de escapamento com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, que somaram 13,14% (59) das autuações.

A ausência de equipamento obrigatório (protetor térmico do escapamento, retrovisor e estepe, por exemplo) foi o motivo de 9,48% (43) das multas aplicadas; e a condução de veículo com as características alteradas alcançou 6% (27) do casos. Na sequência, aparecem autuações por utilização de equipamento obrigatório em desacordo com a legislação (3,79% / 17 casos) ou inoperante / ineficiente (3,34% / 15 autuações). Todas são infrações graves, sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Modificações nos veículos que ferem as normas de trânsito podem comprometer a segurança de condutores e motociclistas. As consequências podem ser fatais tanto para quem pilota ou conduz quanto para as demais pessoas que circulam nas vias”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Autuações relacionadas à documentação obrigatória também aparecem no ranking das 10 principais infrações identificadas nas blitze. Foram 33 autuações (7,35% do total) por licenciamento vencido e 23 (5,12%) por ausência de CNH. Também ocupam o top 10 das blitze infrações relacionadas à conservação dos veículos: pneu liso (7,13% / 32) e placa em desacordo com a legislação (8,46% / 38).

Motocicletas são 86% dos casos

Do total de 449 autuações, 388 (86,4%) foram aplicadas a motocicletas, 60 (13,4%) a carros e uma a caminhão. Foram 127 veículos removidos ao Pátio Municipal – 109 motos e 18 carros. O total de abordagens alcançou 414 veículos – 317 motocicletas e 97 carros.

Foram sete operações integradas envolvendo a Emdec e a Guarda Municipal, realizadas nas vias Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli, Lix da Cunha, John Boyd Dunlop, Camucim e Ruy Rodriguez. E duas Operações Direção Segura (ODS), realizadas pela Polícia Militar, com apoio da Emdec, com foco na identificação de embriaguez ao volante.

Ao longo do mês de agosto, 24 veículos foram identificados nas blitze com histórico de altos valores em multas, que somaram cerca de R$ 141 mil. Os valores dos débitos variaram entre R$ 1,2 mil e R$ 33,2 mil. Em uma das operações, na avenida Camucim, uma motocicleta foi apreendida com a placa adulterada e R$ 16 mil de débitos em multas.

Comportamentos de risco

Entre janeiro e agosto de 2024, já foram realizadas 92 operações integradas de fiscalização, envolvendo a Emdec e as forças policiais, que resultaram em 3.823 autuações e 1.024 remoções ao Pátio Municipal. O principal objetivo das operações é desestimular comportamentos de risco e conscientizar os condutores sobre o cumprimento das regras de trânsito. 

As operações conjuntas envolvendo a Emdec, a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram iniciadas a partir da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

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