Administração anuncia conclusão da implantação operacional do BRT
O prefeito Jonas Donizette anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 23 de dezembro, a conclusão das obras de implantação operacional do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro. O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, também participou da live, transmissão ao vivo pela internet.
“É um dia muito especial. A maior obra pública em execução no País. Com ela, estamos promovendo o equilíbrio social de duas regiões (Campo Grande e Ouro Verde) da cidade, que, historicamente, sempre tivemos problemas em relação à igualdade”, enfatizou o prefeito Jonas no início do evento. “Promovemos uma grande transformação social”, completou.
Foram anunciadas a conclusão e liberação para circulação de mais três trechos dos corredores BRT Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. São eles:
– Corredor Campo Grande: trecho entre o Terminal BRT Campo Grande e o Terminal Itajaí. Com 2,2 km. No trecho há 3 paradas BRS: Concórdia, Santa Clara e Maracanã. Lote 2, trecho 4.
– Corredor Ouro Verde: trecho entre A Rua René Descartes e o Terminal Vida Nova. Com 1 km. No trecho há 1 estação BRT: Campina Verde. Lote 4, trecho 3.
– Corredor Perimetral: trecho entre a Avenida John Boyd Dunlop e o Terminal BRT Campos Elíseos. Com 4,1 km (totalidade do corredor). No trecho há 4 estações BRT: Aurocan, Jardim Miranda, Cidade Jardim e Pompéia. Lote 1.
A circulação nos trechos começa na próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro. Pelo Corredor Perimetral BRT, implantando no antigo leito do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), irá circular a linha 130 – Terminal Vida Nova / Terminal Central. Na utilização do antigo leito do VLT, ela se soma à linha 212 – Terminal Itajaí, que já circula no Corredor BRT Campo Grande, no trecho central, até a Avenida John Boyd Dunlop.
No total já são 19 trechos do BRT liberados para circulação. As liberações começaram em maio de 2019. “Estamos cumprindo uma promessa da gestão do prefeito Jonas Donizette, finalizando a obra do BRT, de forma 100% operacional. O que significa isto: que estamos operando os três corredores do BRT com o sistema de transporte público convencional”, revelou o secretário Carlos Barreiro.
Com todos esses trechos liberados, as obras do BRT campineiro, que contemplam os corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral, estão 100% concluídas na parte operacional. São 96% de corredores pavimentados; 94% de obras concluídas; 34,2 km liberados. O prefeito Jonas ainda destacou que “mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em nenhum momento a obra foi interrompida”.
Ao final do evento, o secretário Carlos Barreiro foi homenageado pelo prefeito Jonas Donizette com uma placa contendo o brasão de Campinas.
Obras para 2021
Ações que serão executas no próximo ano (2021); e concluídas dentro do primeiro semestre.
– Viaduto na Avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes (Corredor Campo Grande).
– Viaduto na altura da Avenida Transamazônica (Corredor Campo Grande).
– Conclusão do viaduto na Avenida Camucim sobre a linha férrea (Corredor Ouro Verde).
– Finalização dos terminais BRT Ouro Verde e Campos Elíseos (Corredor Ouro Verde).
– Execução do trecho sob responsabilidade do Shopping Parque das Bandeiras (Corredor Campo Grande).
– Conclusão dos acabamentos das estações do lote 4 (Corredor Ouro Verde).
– Finalização da acessibilidade e sinalização dos corredores.
– Implementação do Plano Operacional do transporte por etapas.
BRT campineiro
A implantação dos corredores BRT Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral é a maior obra de Mobilidade Urbana já realizada no município. E a maior obra pública em execução no País. Os investimentos foram da ordem de R$ 450 milhões.
São 36,6 km de corredores, ligando a região central aos distritos do Ouro Verde e do Campo Grande. No total são 36 estações, sete terminais e 18 pontes e viadutos, incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas.
Pelos corredores irão circular ônibus articulados elétricos, com ar-condicionado. O embarque e desembarque será pela esquerda e em nível. O pagamento será desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.
A entrega da obra beneficia, diretamente, 450 mil pessoas.
Corredores
– Corredor BRT Campo Grande: 17,9 km de extensão; 13 pontes e viadutos; 17 estações BRT; e 3 terminais BRT.
– Corredor BRT Ouro Verde: 14,6 km de extensão; 5 pontes e viadutos; 15 estações BRT; e 4 terminais BRT.
– Corredor BRT Perimetral: 4,1 km de extensão; 4 estações BRT.