terminal-mercado

O acesso ao Terminal Mercado passou a exclusivo para usuários do transporte coletivo desde a manhã desta segunda-feira, 22 de julho. A medida, aprovada pelos usuários, foi adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), após a conclusão da primeira etapa de requalificação do espaço e tem o objetivo de proporcionar mais segurança e conforto para os usuários, além de favorecer a conservação e a manutenção do local.

O primeiro dia de fechamento foi tranquilo, sem incidentes e a medida foi aprovada pelos usuários. Segurança foi o principal ponto apontado pelos usuários. A auxiliar administrativa Marciela Serafini concordou com a iniciativa. “Eu achei ótimo, porque, assim, só vai adentrar quem realmente precisa pegar o transporte. Isso acaba trazendo mais segurança, limita o acesso. Achei ótimo”, avaliou.

A opinião é compartilhada pelo analista logístico Lucas Fiel. “É muito mais seguro. Achei legal, porque só entra realmente quem tem o cartão. Assim não fica aquela bagunça que era antes, de entrar qualquer um. E a gente se sente mais seguro aqui dentro, também”.

Acesso ao espaço

O acesso ao Terminal Mercado é realizado pelas catracas de entrada, nas duas portarias. Uma está localizada na avenida Benjamin Constant (em frente ao Mercado Municipal) e a outra no cruzamento entre as vias Bernardino de Campos com Ernesto Khulmann. Nas duas entradas do Terminal há postos de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

A cobrança da tarifa é efetuada em duas etapas: 80% do valor da passagem é debitado do Bilhete Único ou QR Code, no momento da passagem pelas catracas do terminal, e os 20% restantes no interior do ônibus, na passagem pela catraca, com a entrada pela porta dianteira.

“Esse é o mesmo sistema de cobrança adotado no Terminal Central, que foi fechado em outubro de 2022. Essa é a forma que a Emdec consegue mapear as linhas utilizadas pelos usuários e realizar o rateio entre as empresas e cooperativas que atuam no local”, explica o gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir De Sá.

O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais: 230, 241, 242, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 271, 273, 311, 312, 317, 331, 332, 352, 355 e 371.

O local recebeu faixas orientando sobre a circulação com segurança pelo espaço. E cartazes sobre como é realizada a cobrança da tarifa. Equipe de educadores e agentes da Mobilidade Urbana da Emdec também orientam os usuários.

Corujão

Também a partir desta segunda-feira, dia 22 de julho, as oito linhas do Serviço Corujão retomam a operação no Terminal Mercado. Durante a reforma, elas foram remanejadas para o Terminal Central. Agora, com o fechamento do Terminal Mercado, elas voltam a operar no espaço.

As linhas do Corujão circulam durante a madrugada, nos eixos Amarais, Barão Geraldo, Campo Grande, Lix da Cunha, Ouro Verde, Santos Dumont, Sousas e Washington Luiz.

Confira as oito linhas: 179 – São Domingos (Eixo Santos Dumont); 199 – Vida Nova (Eixo Ouro Verde); 289 – Itajaí IV (Eixo Campo Grande); 299 – Nova Aparecida (Eixo Lix da Cunha); 309 – Parque Cidade (Eixo Amarais); 339 – Cidade Universitária (Eixo Barão Geraldo); 399 – Joaquim Egídio (Eixo Sousas); e 489 – Parque Jambeiro (Eixo Washington Luiz).

As partidas nos bairros são: 0h; 1h30; 3h; e 4h20. As partidas no Terminal Mercado são: 0h50; 2h20; 3h40; e 5h. A cor dos veículos é laranja. Os veículos receberam cartazes, orientado aos usuários sobre o retorno da operação no Terminal Mercado.