Abertura da Festa da Uva de Jundiaí reúne autoridades de toda a região
O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, juntamente com diversos representantes das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), participou na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro, da cerimônia de abertura da 36° Festa da Uva, em Jundiaí. O evento ocorreu no Parque Municipal Antônio Carbonari.
Na cerimônia, Henrique Magalhães destacou que a Festa da Uva de Jundiaí é um dos mais importantes eventos do calendário turístico do estado de São Paulo. O vice-prefeito frisou também que a tradicional festa homenageia os imigrantes italianos. “Acolher o estrangeiro, valorizar o seu trabalho e a sua cultura é benéfico a todos e contribui para o desenvolvimento das comunidades”, ressaltou Henrique.
O evento ocorrerá nos dias 18, 19, 20, 25, 26, 27 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro e conta com diversas atrações como exposições, venda e premiação de uvas, apresentações de música, dança e teatro, entre outras.
A entrada é gratuita e haverá o recolhimento de alimentos não perecíveis que serão doados ao fundo social de solidariedade do município.
História
A primeira festa da uva foi realizada em 1934, no Centro, e cerca de 100 mil pessoas compareceram. Após o sucesso, foi criado o Parque Municipal Antônio Carbonari, um local específico para receber a ação, que foi inaugurado em 1953.
Jundiaí é conhecida como a “Terra da Uva”, pelo sucesso nacional sobre viticultura. O maior destaque foi em 1933 quando surgiu uma variedade rosada da uva niágara.
Atualmente, na cidade há mais de 1.500 propriedades agrícolas e 20 adegas produtoras de vinho. Além disso, Jundiaí é responsável por 30% de toda a uva produzida no estado de São Paulo.
A Festa da Uva é realizada pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Agrícola Jundiaí.