Geral

Aberta licitação do Ginásio Poliesportivo de Alto Rendimento no CEAR

A Prefeitura publicou nesta sexta-feira, dia 9 de abril, a abertura da licitação da construção do Ginásio Poliesportivo de Alto Rendimento (CEAR) no Swiss Park. O encerramento e a abertura dos envelopes serão no dia 14 de maio de 2021.

O valor da obra é de R$ 30 milhões, sendo R$ 10,6 milhões de contrapartida do município e o restante do Governo Federal. O Ginásio terá 8.931,69 metros quadrados de área construída em um terreno de 14.253,47 metros quadrados. Terá capacidade para um público de 1.700 pessoas.

A obra deve estar concluída em até 24 meses a partir da emissão da ordem de serviço. A previsão é até julho de 2023.

Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a abertura da licitação é uma conquista para o município. Ele relembrou o histórico do projeto que, no passado, precisou ser paralisado por diversos motivos, como questões relacionados ao projeto e a contrapartida da Prefeitura. Agora, por meio de um intenso trabalho, foi possível retomar.

“Conseguimos vencer todos esses desafios, com planejamento financeiro para atender a contrapartida do município, e assim iniciar esse projeto tão aguardado. Vai ser bom não somente para o esporte, mas para a economia da cidade e também para projetar Campinas no cenário nacional e internacional no esporte de alto rendimento”, disse o prefeito.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressaltou que Campinas tem um grande potencial para esportes de alto rendimento. Ele destaca exemplos como o vôlei, que sempre teve uma história em Campinas, desde a época do Olímpikus, e atualmente com o vôlei Renata. Outros esportes como o basquete também tiveram um grande destaque, com a Ponte Preta e hoje com o Vera Cruz, o Futsal com o Pulo, além de outras modalidades.

“Tivemos vários atletas de renome que cresceram em Campinas tanto no atletismo, na natação, quanto na ginástica. Campinas tem uma capacidade enorme para crescer no esporte de alto rendimento e esse ginásio vai intensificar ainda mais esse potencial”.

O Ginásio ficará dentro do Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear), localizado no Km 89,5 da Rodovia Anhanguera (Complexo Swiss Park). Terá um programa amplo de apoio com duas quadras oficiais de handebol e futsal. Essas quadras são conversíveis para quatro quadras oficiais de basquetebol e voleibol e para uma quadra central para jogos oficiais nacionais e internacionais. Todas terão revestimento com piso flutuante de madeira.

O projeto inclui ainda implantação de um bosque com 571 mudas nativas e economia de energia com fachadas de 92 metros de comprimento e altura de até 18 metros, o que permitirá melhor aproveitamento da luz natural. Haverá ainda economia de energia com uso de iluminação artificial em LED e captação de energia solar por meio de 24 placas solares.

O Centro Esportivo de Alto Rendimento da Região Sudeste, onde ficará o ginásio, tem modalidades como natação, atletismo, saltos ornamentais, tênis de campo e badminton. Conta ainda com alojamento para atletas. Com a construção do ginásio, também será possível fazer convênios entre a Prefeitura de Campinas, o Governo Federal e confederações de cada modalidade para desenvolvimento de programas de preparação de atletas de Campinas, do Estado e de todo o País.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock