Escolas de Campinas iniciam ano letivo de 2026 com entregas de uniformes e materiais nesta sexta-feira
As escolas municipais de Campinas iniciam o ano letivo de 2026 nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com as entregas de uniformes e dos kits de materiais aos estudantes.
As 182 unidades sob gestão exclusiva da Secretaria de Educação foram orientadas a realizar atividades lúdicas e culturais para promover o acolhimento das crianças e adolescentes, a integração da comunidade e o fortalecimento de vínculos socioemocionais.
O modelo de volta às aulas é igual nas 84 escolas em que há parceria da Educação com organizações da sociedade civil ou com atividades mantidas por instituições colaboradoras. Cada uma definiu o próprio calendário para abertura do ano letivo e todas devem cumprir 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Educação em números
A rede municipal reúne cerca de 60 mil estudantes em 266 escolas municipais, divididos entre as turmas de educação infantil, ensino fundamental 1 (anos iniciais) e 2 (anos finais) e educação de jovens e adultos (EJA).
A Prefeitura investiu R$ 23 milhões nas compras de kits de uniformes e de materiais escolares, incluindo uma reserva técnica para contemplar, por exemplo, casos de novas matrículas ou turmas se houver a abertura de mais unidades educacionais.
“O futuro dos nossos estudantes é a nossa prioridade e estamos muito felizes de iniciar este ano letivo com as entregas de uniformes e kits de materiais escolares, o que permite conforto para as famílias dos alunos e alunas, além de organização das atividades pelas unidades educacionais. Teremos um plano pedagógico inédito em 2026, com abordagens de temas importantes e conectados com a sociedade. Todo planejamento foi feito com muita dedicação e cuidado junto aos gestores e professores da rede municipal”, explicou a secretária de Educação em Campinas, Patrícia Adolf Lutz.
O plano pedagógico de 2026 terá ações inéditas para destacar a equidade a partir de três temas: combate à violência contra as mulheres, meio ambiente/emergências climáticas e antirracismo.