Sem bloco, sem glitter: Campinas oferece teatro, cinema e música para quem foge do Carnaval
Enquanto o segundo fim de semana de pré-Carnaval movimenta Campinas, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e a folia oficial toma conta da cidade entre 13 e 17 de fevereiro, nem todo mundo quer bloco, trio elétrico ou glitter. Para quem prefere atravessar o período longe da agitação carnavalesca, a cidade oferece uma programação cultural diversa, com teatro, cinema, concertos, exposições, passeios guiados e atividades formativas, reunindo opções de lazer mais tranquilas, acessíveis e espalhadas por diferentes regiões. É possível conferir as atividades culturais no Calendário de Eventos da Prefeitura de Campinas pelo link: https://campinas.sp.gov.br/eventos
Confira opções de roteiros para fugir do Carnaval
Teatro: a Campanha de Popularização do Teatro continua no Teatro Castro Mendes, em Campinas, até o dia 7 de fevereiro. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). É possível acompanhar os próximos espetáculos e comprar convites pelo site: https://site.bileto.sympla.com.br/teatrocastromendes/. No dia 7 de fevereiro, às 20h, a atriz e humorista Nany People sobe ao palco com o espetáculo “Como Salvar Um Casamento”, uma comédia que marcou a trajetória da artista e celebra seu retorno às origens teatrais. Sozinha em cena, Nany interpreta uma palestrante nada convencional e dá vida a diversos personagens para falar, com muito humor e afeto, sobre os desafios dos relacionamentos amorosos. A peça transforma situações comuns do cotidiano dos casais em cenas cômicas, mostrando que o riso também pode ser uma forma de reflexão.
Passeio no Centro de Convivência: a arena do Centro de Convivência Cultural de Campinas está aberta para visitação todos os dias, das 7h às 21h, oferecendo à população um espaço de lazer, convivência e circulação no coração da cidade. Além disso, aos sábados e domingos, das 9h às 14h, o local recebe a tradicional Feira Hippie, que reúne expositores de artesanato, gastronomia e produtos autorais, atraindo moradores e visitantes e fortalecendo a ocupação cultural do espaço público.
Concerto da Sinfônica: no dia 12 de fevereiro, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta o programa “Bach em Pessoa”, na Sala de Espetáculos Luís Otávio Burnier, teatro interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. O espetáculo propõe um diálogo entre a obra de Johann Sebastian Bach e textos de Fernando Pessoa, reunindo música e literatura. A soprano Marília Vargas participa como solista, e também haverá leitura de poesias pela atriz Bárbara Elioddoro. A regência é de Carlos Prazeres. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla. Os convites estarão disponíveis a partir do dia 9 de fevereiro, às 12h, com link a ser divulgado no Instagram @sinfonicadecampinas.
Estudo de música: o Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há mais de 25 anos oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, em Campinas, abre inscrições para interessados em participar da seleção para estudar na instituição no primeiro semestre de 2026. Ao todo, são 160 novas vagas. As inscrições serão on-line entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2026. As vagas contemplam cursos, em aulas presenciais, de acordeon, bateria, canto, cavaquinho, contrabaixo, coro adulto, coro infantil, escaleta, flauta doce, flauta transversal, musicalização, saxofone, teclado, trompete, violoncelo, violão e violino. O link do formulário para inscrição estará disponível no site do Instituto Anelo (anelo.org.br/vagas2026) entre as 8h do dia 5 de fevereiro (quinta-feira) e as 23h59 do dia 7 de fevereiro (sábado). Interessados sem acesso à internet poderão preencher o formulário na sede do Anelo, entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2026, (quinta a sábado), das 9h30 às 12h.