Taça das Favelas entra na 6ª edição com mais de 3 mil representantes
O início da 6ª edição da Taça das Favelas em Campinas está previsto para o dia 18 de abril, com decisão no dia 30 de maio. Serão cerca de 3 mil integrantes, divididos entre 48 equipes, sendo 32 masculinas e 16 femininas. O lançamento oficial da edição foi realizado nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, na Sala Azul do Paço Municipal, com a presença do vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, do coordenador da Cufa (Central Única das Favelas), Jimmy Carlos, e do executivo da EPTV, Marcelo Ferri.
A Taça das Favelas é considerada o torneio mais representativo entre comunidades de todo o mundo. A competição utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e cidadania destinado a jovens e adultos de comunidades.
Organizado pela CUFA, com o apoio da Prefeitura de Campinas e da EPTV, o torneio busca revelar talentos e fomentar a inclusão de moradores das periferias da cidade.
Também participaram do evento, a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, os vereadores Permínio Monteiro, Carlinhos Camelô, e membros da Cufa.
Vetor de cidadania
Durante o lançamento, o vice-prefeito Wanderley de Almeida, destacou que a competição vai além do futebol. “A Taça das Favelas é, sobretudo, um projeto de inclusão. Campinas se orgulha de ser palco de um evento que revela talentos, mas que também promove a integração social e oferece novas perspectivas para a nossa juventude”, afirmou.
Ele também ressaltou que a visibilidade do torneio projeta comunidades e jogadores. “É a oportunidade de ser protagonista porque além da competição em Campinas, o vencedor terá a chance de disputar as fases Estadual, Nacional e Libertadores. Sucesso a todos”, concluiu.
Voz comunitária
Para o coordenador da Cufa Campinas, Jimmy Carlos, o campeonato é um instrumento de afirmação. “Trabalhamos para dar voz e vez às comunidades. A Taça das Favelas mostra que o talento nas periferias é imenso e que o que falta, muitas vezes, é apenas a oportunidade”, pontuou.
Estrutura
– Masculino: 32 equipes formadas por jovens nascidos entre 2009 e 2012.
– Feminino: 16 equipes, a partir de 14 anos, sem limite de idade.
– Sede dos jogos: Praça de Esportes Argemiro Roque, bairro São Bernardo.
– Final: transmissão ao vivo pela EPTV, com possibilidade de ocorrer no Estádio Brinco de Ouro da Princesa ou no Estádio Moisés Lucarelli.
Cronograma
02/02 a 08/02: inscrições dos treinadores
10/02: workshop dos inscritos
13/02: divulgação da relação dos escolhidos
16/02 a 09/03: inscrições dos atletas
04/04: entrega de documentações
10/04: sorteio de chaves
18/04: início dos jogos
30/05: decisões
07/06: festa de encerramento
Os destaques da fase local poderão avançar para a etapa estadual e, posteriormente, disputar a fase nacional da competição, o Favelão, podendo chegar até a fase internacional que é a Libertadores.
Como participar
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial ou pelo aplicativo da Cufa Campinas. Mais informações estão disponíveis nos perfis oficiais no Instagram: @cufacampinas e @tacadasfavelascampinas.