Emdec implantará sistema binário de trânsito na região do Alto Taquaral
Uma nova configuração na circulação viária está sendo implantada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na região da Praça Ludwig Winkler (Balão da Caixa D’Água), na região do Alto do Taquaral/Chácaras Primavera. A partir da próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro, um trecho da Rua das Hortências e a Rua Eunice Virgínia Ramos Navero, que atualmente operam com duplo sentido, formarão um binário, com sentidos únicos e opostos de circulação.
A medida proporciona mais fluidez ao tráfego e mais segurança na circulação. O projeto foi concebido pela Emdec e definido como uma ação de mitigação do impacto no trânsito local causado pela instalação do empreendimento Goodbom. A implantação foi custeada pelo empreendedor.
“A mudança trará mais fluidez ao trânsito e ampliará a segurança nas conversões, além de resultar em ganho na capacidade de tráfego na região”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Para orientar a população sobre as mudanças, equipes da Emdec realizaram, nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, ações educativas na região do Alto do Taquaral. Folhetos informativos foram distribuídos em condomínios, escolas e comércios das ruas impactadas.
A Rua das Hortências terá sentido único no trecho entre a Avenida Almeida Garret e a Rua Girassol. O trânsito fluirá em direção à Rua Girassol, no sentido Shopping Dom Pedro e Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A partir desse trecho, será mantido o sentido duplo de circulação na Rua das Hortências.
Já a Rua Eunice Virginia Ramos Navero terá sentido único no trecho entre as vias Aglair Buratto Vilas Boas e José Lins do Rego. O trânsito fluirá no sentido Centro e Taquaral. A mudança ampliará a capacidade de tráfego da via.
Outras duas vias da região terão alterações no sentido de tráfego. A Rua Aglair Buratto Vilas Boas, no trecho entre as vias Rute Ferraz de Angelis e Zerillo Pereira Lopes, terá o sentido de circulação invertido, passando a operar no sentido Bairro-Centro. Já a Rua José Lins do Rego, no pequeno trecho entre as vias Eunice Virgínia Ramos Navero e Almeida Garret, também passa a operar em sentido único até a Avenida Almeida Garret.
Para viabilizar o sistema binário, o cruzamento da Avenida Almeida Garret com a Rua José Lins do Rego passou por reconfiguração geométrica. Houve a remoção de uma ilha física no eixo da via.
Os conjuntos semafóricos existentes foram reconfigurados e receberam câmeras de detecção veicular. O sistema “inteligente” ajusta o tempo de permanência na fase verde com base na demanda veicular, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.
Um novo conjunto semafórico foi implantado pela Emdec no cruzamento da Rua das Hortências com a Rua Girassol, com investimento estimado em R$ 90 mil. A sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) foi refeita, incluindo a readequação das travessias de pedestres e implantação de rampas de acessibilidade no entorno.
O que muda para os condutores?
Os motoristas que trafegam pela Avenida Almeida Garret com destino à região do Shopping Dom Pedro e PUC-Campinas não poderão realizar a conversão à esquerda na Rua José Lins do Rego. Deverão seguir pela Rua das Hortências (sentido único) e converter à esquerda na Rua Girassol. Na sequência, acessarão a Rua Rute Ferraz de Angelis, que liga a região do Alto Taquaral à Rodovia Dom Pedro I (SP-065).
Quem trafega pela Rua das Hortências (sentido Centro) e deseja acessar a região do Balão da Caixa D’Água deverá converter obrigatoriamente à direita no cruzamento da Rua Girassol. Na sequência, converter à esquerda para acessar a Rua Aglair Buratto Vilas Boas, seguir pela Eunice Virgínia Ramos Navero até chegar à José Lins do Rego e à Avenida Almeida Garret.
Já para quem trafega no sentido Centro da Rua José Lins do Rego, apenas a conversão à direita é permitida atualmente. Com as mudanças, os motoristas poderão transpor a Almeida Garret para continuar na José Lins do Rego; ou realizar a conversão à direita (sentido Balão da Caixa D’água) ou à esquerda (sentido Rua Miosótis / Chácara Primavera / Shopping Dom Pedro).
Fluidez do tráfego
O sistema binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único. Entre os benefícios estão o melhor uso do espaço da via e a diminuição de conflitos entre pedestres, ciclistas e condutores.
Juntas, as medidas de reconfiguração viária resultarão em mais fluidez ao trânsito, maior oferta e segurança nas conversões. Isso porque as vias que formam o sistema binário terão duas faixas de circulação direcionadas para cada sentido.
O sistema binário minimiza, ainda, o atual gargalo de trânsito registrado na Rua Eunice Virginia Ramos Navero, especialmente no período noturno, fruto da demanda de estudantes da PUC-Campinas e de trabalhadores do Shopping Dom Pedro.
Transporte
Com a nova dinâmica de circulação, a linha 332 (Hospital das Clínicas) terá alteração no itinerário praticado, a partir do dia 7 de fevereiro. No sentido Centro e Taquaral, deixa de circular e de atender ao ponto de parada no trecho impactado da Rua das Hortências e passa a circular nas vias Eunice Virgínia Ramos Navero e Girassol, retomando o itinerário pelas vias José Lins do Rego e Miosótis. Neste trajeto, três novos pontos de ônibus serão atendidos.
As demais linhas que circulam na região mantêm o itinerário atual: 119 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 171 (Campinas Shopping/Shopping Dom Pedro), 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) e 339 (Cidade Universitária/Terminal Mercado I – Corujão).
A Emdec recomenda que condutores e pedestres redobrem a atenção ao circular pelo bairro. Nos primeiros dias após a implantação, Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec estarão monitorando a região para orientar e conscientizar condutores, pedestres e usuários do transporte público sobre a nova dinâmica de circulação.