Mutirão de limpeza e manutenção no Campo Grande teve início na manhã desta quarta-feira, 28

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas iniciaram, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, um mutirão de limpeza e manutenção em diversos bairros do distrito do Campo Grande, região Noroeste. O trabalho segue até sexta-feira, dia 30.

O trabalho começou bem cedo. Antes das 8h, os grupos, que totalizam 300 profissionais, se dividiram para atuar em várias frentes de trabalho nos bairros Jardim Florence 1, Praça da Concórdia, Jardim Florence 2, Parque Itajaí, Parque da Amizade, Parque Floresta, Residencial Cosmos, Campina Grande, Residencial Sirius, Bosque Valença, Satélite Íris 2 e 3, Parque Valença 1 e 2, Jardim Rossin, Jardim Boa Esperança e Jardim Novo Maracanã.

No mutirão estão sendo feitos os serviços de roçagem de canteiros e praças; manutenção em ruas e avenidas; coleta de descarte irregular de resíduos em ruas e bueiros e operação cata-treco, que recolhe objetos de grande porte descartados pela população, como móveis e outros.

Para executar esses serviços, estão sendo utilizados 20 caminhões, seis máquinas, quatro tratores agrícolas com roçadeiras, 12 tratores giro zero e 120 roçadeiras costais.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destaca que o objetivo do mutirão é otimizar os serviços na região. “São diversas ações para conservação e limpeza de áreas públicas, principalmente para atuar no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.”, diz o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Consciência para fazer o descarte correto

Os cidadãos devem ter consciência e descartar os resíduos nos locais adequados, para evitar que embalagens e outros materiais tornem-se ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos.

Campinas tem coleta de lixo domiciliar em toda a cidade; 16 ecopontos (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-) nos quais a população pode descartar gratuitamente; caminhão cata-treco; 33 pontos de coleta seletiva em áreas de grande circulação; 13 cooperativas de reciclagem, ente outros.

Para avisar sobre descarte irregular, a população pode avisar pelo 156. Para denunciar infratores que estejam despejando resíduos irregularmente, avisar a Guarda Municipal pelo 153.