Campinas compartilha expertise em resiliência urbana com Atibaia em reunião técnica
O Departamento de Defesa Civil de Campinas recebeu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a visita do diretor da Defesa Civil de Atibaia, Carlos Henrique de Carvalho, para uma reunião de alinhamento sobre a implantação da iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030). O encontro reforçou o papel de Campinas como hub regional para troca de conhecimentos e capacitação na área de redução de riscos de desastres.
Durante o encontro, foi apresentado o Guia de Implementação do Scorecard, ferramenta de autoavaliação de resiliência urbana, e discutiu-se sua adaptação à realidade do município de Atibaia. Também foram abordados os avanços na implementação do MCR 2030, que inclui um roteiro para o desenvolvimento da resiliência, acesso a diagnósticos, monitoramento e elaboração de relatórios.
Uma das novidades destacadas foi a integração do ICM (Indicador de Capacidade Municipal) e do IRQ (Índice de Risco Qualitativo) como base para a elaboração do Scorecard local. O ICM leva em conta o perfil de risco e o porte populacional do município, enquanto o IRQ mede a exposição histórica a desastres, considerando frequência e gravidade dos eventos.
De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, “essa troca entre municípios é fundamental para consolidar uma cultura de resiliência na região. Campinas tem avançado na aplicação dessas ferramentas e está à disposição para apoiar outras cidades no processo”.
Como desdobramento, a cidade de Atibaia irá solicitar um agendamento de capacitação com a Defesa Civil de Campinas para treinar servidores municipais na elaboração do Scorecard preliminar, dando continuidade à cooperação técnica entre as duas cidades.