Geral

Campinas participará de evento da ONU no Egito para dividir experiências

A experiência e iniciativas do Centro de Resiliência de Campinas e do Comitê de Cidades Resilientes será compartilhada internacionalmente nesta quinta-feira, 8 de dezembro, em fórum no Egito. O evento realizado na cidade de Sharm El Sheik contará com a participação de outros HUBs, cidades que têm um histórico de boas práticas de resiliência e estão comprometidas em apoiar e orientar outros municípios.

Campinas será representado pela assessora técnica de saúde pública, Priscilla Brandão Bacci Pegoraro, da Secretaria Municipal de Saúde. Ela apresentará as estratégias campineiras para apoiar a iniciativa Construindo Cidades Resilientes MCR 2030 do escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) no Brasil.

O Centro de Resiliência de Campinas foi o primeiro Hub do Brasil e possui uma atividade pioneira e sólida que contribui para aumentar a resiliência da cidade. Além disso, promove o intercâmbio de conhecimento apoiando e orientando outras cidades para aderirem à iniciativa MCR 2030. “A estratégia de atuação sistêmica integra diferentes órgãos e secretarias, e a visão estratégica e antecipação de cenários tem colocado Campinas em destaque quando o assunto é resiliência”, destaca Priscilla.

Além disso, estratégias como simulados, uso da plataforma SISS-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras, têm sido muito valorizadas internacionalmente. “Estar preparado e saber como agir em situações de risco ou desastres pode fazer diferença e salvar muitas vidas”, afirma a assessora.

Para o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a participação no fórum é muito importante para que o município adquira e compartilhe conhecimento a respeito da resiliência a nível mundial. Ele ressalta que, “como responsável pelo trabalho intersetorial no Comitê da Cidade Resiliente durante a pandemia de covid-19, a assessora técnica Priscilla representa o quadro de servidores de Campinas que contribuíram e contribuem para o fortalecimento das ações de resiliência na cidade”.
Resiliência, termo emprestado da Física, significa a cadacidade que um material – ou, no caso, uma cidade – possui de voltar ao estado de normalidade depois de submetido a grave estresse. Em se tratando de municípios, esse estresse pode ser causado, entre outros fatores, por fortes secas, enchentes, vendavais, tempestades, epidemias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock