UPA São José integra sistema de raio x digital a computadores dos médicos
Os médicos da UPA São José passaram a acessar as imagens de raio x nos consultórios, nas salas de emergência e de observação de pacientes adultos e pediátrico da unidade. A facilitação foi possível com a integração do sistema de raio x digital da unidade aos computadores utilizados pelos médicos
A São José é a segunda unidade de pronto atendimento da Rede a ter a integração. Na UPA Campo Grande ela já ocorre desde o final de agosto. O sistema está em fase de instalação nas UPAs Anchieta Metropolitana e Carlos Lourenço.
Uma das vantagens da integração é maior rapidez entre a realização do exame e o recebimento do resultado pelo médico, que pode acessar as imagens diretamente nos computadores. Sem a conexão, era necessário imprimir a imagem e levá-la até o médico, o que gerava, também, custos adicionais com a impressão.
O raio x digital está implantado nas UPAs desde 2019. Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico.
Com um software próprio de edição, o médico pode melhorar a nitidez da imagem ou o contraste, ampliar, adicionar anotações, criar uma imagem invertida (negativo), realçar bordas e recortar onde desejar, para permitir melhor avaliação.