Escola de Governo promove curso sobre parentalidade responsável
A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com inscrições abertas para o curso Parentalidade Responsável. A capacitação é obrigatória para servidores que queiram ampliar a licença paternidade de cinco para 20 dias.
Os interessados podem se inscrever pela página da Escola, no endereço cursos.campinas.sp.gov.br .
As aulas serão durante todo o dia, na sede da EGDS – Rua José Paulino, 1.399, 1º andar. No período da manhã, das 9h às 12h, o curso vai abordar questões como paternidade, pré-natal, trabalho e parto, e o parto. À tarde, das 13h às 16h, os temas serão puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.
“A licença paternidade de 20 dias é lei no município e está condicionada à realização deste curso. É importante discutir a parentalidade responsável, ou seja, a participação do pai durante este momento tão importante para a criança”, disse a coordenadora da EGDS, Cláudia Praxedes.
A ampliação da licença paternidade está em consonância com os princípios do PIC (Primeira Infância Campineira).
Para o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, é importante para o próprio pai, para a mãe e principalmente para a criança, a presença paterna nos primeiros dias de vida. “É um direito da criança ter o pai perto, participando de todo do processo. Por isso o curso é tão importante”, disse.
Licença Paternidade de 20 dias
A Lei Complementar 314/2021 garante, desde 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de cinco para 20 dias.
A prorrogação é assegurada, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de uma criança.
Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável.
Serviço
Curso da EGDS – Parentalidade Responsável
Quando: 9 de novembro
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Onde: Sede da EGDS – Rua José Paulino, 1.399, 1º andar.
Inscrições: cursos.campinas.sp.gov.br