Dia de Observação de Pássaros em Campinas identifica mais de 30 espécies
Na edição realizada no Bosque dos Jequitibás do Global Big Day, Dia Mundial de Observação de Pássaros que ocorreu na manhã do dia 8 de outubro, foram registradas 32 espécies de pássaros, em mais de 100 deles avistados nas árvores do parque. A atividade foi promovida em parceria com a empresária e fotógrafa de natureza, Sinara Ferraz, do projeto Viver na Natureza, com organização da plataforma eBird (https://ebird.org/home).
Esta foi a primeira vez que o Global Big Day foi realizado em Campinas. Nesse dia, o Brasil ficou em quarto lugar em número de registros de pássaros entre os países participantes.
O passeio a pé pelo Bosque de Jequitibás, conduzido por Sinara, percorreu cinco quilômetros, em cerca de quatro horas. “Foi interessante a quantidade de espécies diferentes que pudemos observar e identificar nesse fragmento de mata na cidade. Caminhar por esse espaço verde é uma oportunidade de despertar ainda mais a consciência para a importância das aves e do meio ambiente de modo geral”, considera a fotógrafa Sinara.
Entre outras, foram observadas no Bosque dos Jequitibás as seguintes espécies: alma-de-gato; pica-pau-de-cabeça-amarela; carcará; periquito-rico; periquitão; bem-te-vi; bem-te-vi-rajado; andorinha-pequena-de-casa; sabiá-barranco; sanhaço-do-coqueiro; biguá, entre várias outras.
O Global Big Day, maior evento voltado à observação de aves no mundo, foi criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O objetivo é reunir informações de espécies observadas em um único dia, em todo o planeta. O eBird é um programa mundial de verificação de pássaros usado por milhões de observadores, que registram os pássaros avistados e reúnem informações sobre as espécies.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Entrada gratuita.