Saúde de Campinas lança curso sobre manejo clínico de dengue e outras arboviroses para profissionais da rede municipal

A Secretaria de Saúde de Campinas lançou o curso “Dengue e outras arboviroses: atualização para assistência ao paciente, vigilância em saúde e gestão de serviços”, resultado de parceria entre o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps), na última semana, dia 13 de janeiro. As inscrições estão abertas e a capacitação EAD ficará disponível permanentemente na plataforma Moodle do Deps.
 

O curso é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e gestores que atuam na rede básica de saúde de Campinas e Rede Mário Gatti. A formação, totalmente online, tem carga horária de 20 horas, sem a presença de tutor, permitindo que os profissionais realizem as atividades conforme disponibilidade. Um certificado de conclusão será emitido pelo Deps após encerramento de todas as atividades.
 

A medida integra as estratégias de qualificação do enfrentamento à dengue no município, uma vez que aborda o manejo clínico da dengue e chikungunya, com ênfase na classificação de risco para todos os quadros suspeitos de dengue, além de aulas sobre gestão de serviços e vigilância.
 

“A classificação de risco adequada e o manejo clínico correto são fundamentais para reduzir as complicações e os óbitos por dengue. Este curso oferece aos profissionais ferramentas atualizadas para uma assistência qualificada e segura à população”, afirma Valéria Almeida, médica infectologista do Devisa.
 

Acesso aberto ao conteúdo
 

Com o objetivo de disseminar informação de qualidade e contribuir para a prevenção da doença, o conteúdo do curso também estará disponível gratuitamente no portal de arboviroses da Prefeitura de Campinas para profissionais de saúde da rede privada e de outros municípios. Também podem ser acessados todos os materiais de apoio para o acompanhamento da doença por profissionais de saúde no link: https://campinas.sp.gov.br/sites/arboviroses/gestores-e-profissionais-de-saude
 

Como se inscrever
 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas a qualquer momento por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Saúde. Após o cadastro, o profissional receberá os dados de acesso ao curso por e-mail em até 10 dias.