Prefeitura entrega escrituras a 385 famílias do núcleo Getúlio Vargas
O prefeito Dário Saadi e o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo, entregaram na manhã de domingo, 25 de setembro, 385 títulos de propriedade para moradores do Núcleo Residencial Getúlio Vargas, no Jardim Santana, considerado o mais antigo de Campinas.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, o processo de regularização fundiária em Campinas é referência no Brasil. “Isso se deve ao trabalho técnico da Cohab. Já entregamos desde o início do ano passado quase 5 mil e 500 títulos. E nos próximos dias vamos passar de 6 mil escrituras nas mãos das pessoas. Não é pouco. Este é um trabalho que a gente faz com muito amor e dedicação para que as famílias possam ter a tranquilidade de ter a escritura”, disse.
Arly de Lara Romêo classificou o evento como um momento de celebração de uma conquista. “Há mais de 50 anos que esses moradores lutam por isso. Hoje o Núcleo Residencial Getúlio Vargas conta com todas as benfeitorias e faltava a obtenção dos títulos de propriedade. Ninguém vai tirá-los daqui e isso se deve à luta de todos com o poder público”, ressaltou.
Para a presidente da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Getúlio Vargas, Mara Arlete Aparecida, trata-se de uma vitória. “Quero agradecer a todos que participaram desse processo. Hoje estamos concluindo nossa luta”.
A formação do Núcleo Residencial Getúlio Vargas teve início em 1971 com duas famílias que vieram da favela Moscou, localizada no Parque São Quirino. Ainda nos anos 70, houve um adensamento com a chegada de famílias de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e interior de São Paulo.
O núcleo conta hoje com uma infraestrutura completa, como rede de abastecimento individual de água, coleta de esgoto, energia elétrica domiciliar, iluminação pública, pavimentação, coleta de lixo, transporte coletivo e correspondência.
O título de propriedade é emitido pelo cartório de registro de imóveis e torna o morador oficialmente proprietário. Ele ganha segurança jurídica e pode fazer obras, vender ou transferir o imóvel.
A entrega dos títulos ocorreu no campo de futebol do núcleo. O evento contou com a presença de autoridades, entre as quais o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, que já atuou como presidente da Cohab; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; e o vereador Carlinhos Camelô representando a Câmara Municipal de Campinas. Todos parabenizaram os moradores pela conquista.