Assinatura de decreto marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou decreto que institui o Plano Municipal de Rotas Acessíveis (PMRA). A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 21 de setembro, na Sala Azul do Gabinete. O documento apresenta diretrizes que possam ser incorporadas na cidade para eliminar barreiras e possibilitar que os deslocamentos a pé possam ser feitos com mais autonomia e segurança por todas as pessoas.
O prefeito destacou que Campinas é muito avançada nas questões que envolvem os direitos das pessoas com deficiência (PcD) e reforçou que o trabalho é contínuo para a garantia de direitos dos cidadãos. “As rotas acessíveis serão fundamentais para que a cidade possa ser realmente acessível e inclusiva. Sabemos que uma cidade que pensa em todos é uma cidade mais humana. Temos o compromisso de dar continuidade às políticas públicas para garantir igualdade de oportunidades aos nossos cidadãos tanto na mobilidade urbana como em outros aspectos da vida das pessoas com deficiência”, colocou.
A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas. Para proporcionar melhor acesso, deverá usar recursos como piso tátil, rampas e semáforos sonoros.
Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, para uma cidade que tem mais de 300 mil pessoas com deficiência, é importante que esse plano seja efetivo. Ela lembrou que o plano começou a ser elaborado em 2020 com a participação da sociedade civil.
“A partir de agora, com a assinatura do decreto, todas as obras urbanas deverão seguir as diretrizes do PMRA, sempre pensando na acessibilidade. O principal objetivo é garantir rotas acessíveis dos pontos de ônibus até os equipamentos públicos e aos espaços privados que prestam serviços públicos”, detalhou.
O Plano visa a melhoria da circulação das pessoas com mobilidade reduzida como aquelas que tem deficiência física, que fazem uso de cadeiras de rodas, andadores, muletas e demais dispositivos de apoio, pessoas com deficiência visual, idosos, obesos, grávidas, pessoas com carrinhos de bebê, entre outros.
Além do prefeito Dário Saadi e da secretária de Assistência Social, também participaram da cerimônia de assinatura do PMRA, o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, o diretor do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Guimarães, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Benedito Pazinatti, a assistente social da APAE, Elisandra Reinaldi, autoridades municipais e representantes de entidades que atuam na área de PcD.