Eventos

Setembro Amarelo: Shopping Dom Pedro faz campanha de valorização da vida

O Parque Dom Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, realiza durante este mês uma campanha de valorização da vida, em conscientização aoSetembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. Nesta sexta-feira, 2, as redes sociais do empreendimento exibirão um vídeo da psicóloga do Vera Cruz Hospital, Raquel Alves, com informações, como sinais de alerta, fatores de risco, dicas sobre saúde mental e física, alémde canais de ajuda.

“Como um empreendimento que recebe milhares de pessoas por mês, entendemos a importância de conscientizar o público e os nossos colaboradores sobre a valorização da vida e os cuidados que devemos ter com nossa saúde mental. Por isso, mais uma vez, estamos levando essa mensagem deespecialistas para todos”, afirma a gerente de marketing, Taís Tavares.Além do vídeo nas redes sociais, o empreendimento prepara uma palestra interna para os colaboradores da administração do shopping, que será feita pelo psiquiatra Fernando Tomita, do Vera Cruz Hospital.

Este ano, o tema nacional da campanha Setembro Amarelo é “A Vida é a melhor escolha”. A psicóloga Raquel Alves destaca a importância de iniciativas como a do shopping: “quanto mais o assunto é falado, mais conseguimos identificar os sinais e dar a correta orientação. Se trata de um problema social e multifatorial, ou seja, um tema que precisa ser conversado constantemente”, afirma.

“Os sinais, muitas vezes, são sutis, mas carregados de negatividade, com mudanças de comportamento, como isolamento e perda de sentido pela vida. É preciso uma escuta cuidadosa e afetiva”, explica a especialista do Vera Cruz Hospital, que reforça a atenção para pacientes que já possuem patologias emocionais ou quadros psiquiátricos.

A Psicóloga afirma que, quando os sinais são observados, o acolhimento sem julgamento é essencial devido à fragilidade emocional. Ela indica, ainda, sugerir sempre a ajuda de um profissional, para que a pessoa possa ter um tratamento psicoterapêutico e,em alguns casos, a ajuda de medicamentos, se necessário. “Ter uma rede de apoio é essencial. Poder contar com familiares, amigos e profissionais é imprescindível para lutar pela vida”, explica. “O cuidado com as palavras também é fundamental, pois, muitas vezes, basta um gatilho para a pessoa com quadros depressivos. Total empatia e menos julgamento é a melhor dica que podemos dar”, completa.

Quando se trata da valorização da vida, Raquel reforça a importância da saúde mental. “Para manter a saúde mental, é necessário falar de recursos de enfrentamento. Uma das questões mais importantes hoje em dia são as redes sociais, onde se busca um mundo ideal e se mostra uma realidade que não condiz com ideal ou possível para muitos. Todo cuidado é pouco”, alerta. “Por isso, é necessário um exercício diário de autoconhecimento, avaliação de relações e decisões profissionais. Atividades físicas, culturais e autoestima também são recursos importantes na luta pela vida”, finaliza.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock