Você sabia? Ceamo é o espaço municipal de acolhimento contra a violência doméstica de gênero

Você sabia que Campinas conta com um serviço municipal que atende vítimas de violência doméstica de gênero? Isso mesmo, o Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) que funciona na rua Onze de Agosto, 412, no Centro. A última estatística, no mês de novembro, registrou 32 atendimentos psicossociais individuais, 81 atendimentos em grupo e 215 usuárias ativas.

 

O atendimento psicossocial é individual e realizado por profissionais de saúde, uma assistente social e uma psicóloga. O acompanhamento permanece pelo tempo necessário para que a mulher alcance autonomia e rompimento seguro da situação de violência. Não há um prazo definido para encerramento. 

 

As reuniões em grupo, que também são acompanhadas pelas profissionais de saúde, têm cerca de duas horas de duração. Durante os encontros coletivos, as participantes refletem sobre temas relacionados à violência contra a mulher e compartilham experiências, criando um espaço de apoio e aprendizagem mútua.

 

O tempo de permanência das usuárias no serviço varia conforme a necessidade de cada caso.
 

Além dos atendimentos internos, o Ceamo realiza palestras e rodas de conversa para orientar a população, profissionais da educação e da saúde sobre os tipos de violência, formas de identificação e os serviços disponíveis. Quanto mais pessoas conhecem o Centro, maior é o alcance das mulheres que podem ser beneficiadas.
 

Para agendar atendimento no Ceamo, basta ligar ou enviar mensagem para o número (19) 3735-9499. Este número também é WhatsApp. Quem preferir, pode ir pessoalmente ao endereço. De segunda-feira a quinta-feira, os atendimentos funcionam com horário agendado. Já na sexta-feira, é por ordem de chegada. Não é necessário apresentar boletim de ocorrência.

 

“O Ceamo existe há 23 anos e nesse tempo já salvou vidas de muitas mulheres que sofreram violência doméstica de gênero. Não é necessário ter boletim de ocorrência (B.O.) para ser atendida, basta agendar horário. O trabalho é fundamental para que a usuária desenvolva autonomia e possa romper esse ciclo”, comentou Alessandra Herrmann, secretária de Políticas para as Mulheres.

 

Ceamo não é abrigo

 

Uma das dúvidas mais frequentes em relação à função do Ceamo é se ele abriga mulher em situação de violência doméstica de gênero. A resposta é não, o Serviço trabalha a conscientização e fortalecimento da mulher que passa por esse tipo de violência.

 

No entanto, a Prefeitura oferece esse serviço, que é o Abrigo Sara M. Ao contrário do Ceamo, para se abrigar neste espaço é necessário ter o B.O (Boletim de Ocorrência). O abrigo é um local sigiloso, onde as mulheres podem ficar instaladas por um período. O local também recebe os filhos das atendidas. Para uma mulher ser acolhida nesse espaço, ela precisa ser encaminhada pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).

 

Serviço

Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher)

Endereço: rua Onze de Agosto, 412, Centro, Campinas

Telefone e whatsapp: (19) 3735 9499/0800 777 1050

Horário de atendimento: das 8h às 17h