Setec reforça segurança no Cemitério da Saudade com novas câmeras de vigilância
A Prefeitura de Campinas, por meio da Setec (autarquia de Serviços Técnicos Gerais), ampliou a segurança no Cemitério da Saudade, no bairro da Ponte Preta, com mais quatro câmeras. Ao todo agora são 67 equipamentos na prevenção e monitoramento do espaço conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), que faz a vigilância em tempo real de toda a cidade.
O CICC reúne forças de segurança, órgãos fiscalizadores da Prefeitura e a Associação Brasileira de Inteligência (Abin) com o objetivo de captar e centralizar informações sobre o município, facilitando a troca de dados e promovendo respostas mais rápidas no atendimento à população.
De acordo com o presidente da Setec, Enrique Lerena, as novas câmeras têm como foco a parte externa do cemitério de forma a aumentar a vigilância nos muros e calçadas do espaço que conta com 112 quadras. O número de furtos no local caiu a próximo de zero em 2025.
“Ao longo de todo o ano passado, realizamos um esforço que se conclui agora com foco prioritário na segurança de quem frequenta o cemitério, aliada à preservação do patrimônio. O Cemitério da Saudade é um museu a céu aberto, com diversas artes tumulares, além disso, é preciso valorizar o cuidado das famílias com os túmulos e lápides de seus entes queridos”, explica Lerena.
O investimento total, incluindo as câmeras, acessórios e sistema foi de R$ 288.160,00, sendo parte paga pela Prefeitura de Campinas e R$ 100.00,00 de verba destinada via medida impositiva do vereador Arnaldo Salvetti.