Lei Lucas: capacitação em primeiros socorros contempla mais de 10 mil profissionais da educação

O curso de formação em primeiros socorros da Lei Lucas teve a participação de 10.193 profissionais da educação de 308 escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino e conveniadas durante todo o ano de 2025. O número engloba todas as unidades da rede municipal e é direcionado para membros das comunidades escolares, como diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos, professores, merendeiras, vigilantes, entre outros.  

 

A capacitação acontece por meio de um convênio da Secretaria Municipal de Educação com a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, com cursos ministrados  pelo Núcleo de Ensino e Pesquisas (NEP).  

 

As unidades que passam pela capacitação recebem o Selo Lucas, que é um reconhecimento às escolas e instituições que participam do curso de formação em primeiros socorros e assim, cumprem a Lei Lucas. Para conquistar o Selo Lucas, a escola precisa formar pelo menos 90% da equipe que tem contato com crianças.  

 

A cada dois anos, o curso precisa ser feito novamente para a atualização dos conhecimentos, ou quando a instituição renovar 25% de seus profissionais para manter o Selo Lucas válido.