Geral

Aeronave da Azul levará nome de Campinas aos céus do Brasil e do mundo

Campinas ganhou de presente de aniversário uma aeronave que levará o seu nome ao céu do Brasil e a outros ares do mundo. O avião, um Airbus A320, que recebeu o nome de Céu Azul de Campinas, foi batizado na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, no hangar da Azul, nas proximidades de Viracopos, em comemoração aos 248 anos da cidade.
O prefeito Dário Saadi participou do batismo da aeronave junto com executivos, diretores e funcionários – chamados na empresa de “tripulantes” – da Azul, considerada a melhor companhia aérea do mundo e detentora da maior malha aérea do Brasil. Localizado nas proximidades do Aeroporto de Viracopos, o hangar da Azul, o maior da América Latina, em operação há dois anos, também recebeu a visita do prefeito.
Dário Saadi falou em nome da população de Campinas sobre a importância da homenagem e a honra que a cidade tem em ser sede da Azul Linhas Aéreas. “A Azul tem o carimbo de Campinas, não somente pela geração de empregos e de renda para o município e toda a Região Metropolitana, mas também por ser um orgulho da cidade, que completa 248 anos contando com uma empresa como a Azul em seu território”, comemorou.
O prefeito ressaltou que Campinas é grande porque sua população é empreendedora e guerreira. “É também uma das dez cidades mais importantes do País”, pontuou. Em nome dos campineiros, o prefeito agradeceu o presente: “Quero aqui demonstrar minha gratidão pelo batismo dessa aeronave com o nome Céu Azul de Campinas. Isso nos honra muito, todos sabem que a Azul é uma empresa jovem, mas que nasceu forte e com propósitos extremamente concretos e importantes dentro de novos valores na aviação civil”, afirmou.
Dirigindo-se aos representantes da empresa aérea , Dário ressaltou que “vocês confiaram em Campinas e na Região Metropolitana para grandes empreendimentos; vieram para cá para gerar renda e melhorar a condição social, e para dar emprego de qualidade”.
Orquestra
O prefeito destacou a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, “que é nossa secretária, mas expande seus conhecimentos para a aviação”. Alexandra tem feito, segundo o prefeito, “um trabalho maravilhoso na Secretaria e muito se deve ao que ela construiu junto à Azul”. Uma das iniciativas, anunciadas hoje, é a parceria da Azul como apoiadora da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em seus eventos.
Já na cerimônia desta segunda-feira, a Orquestra deu o toque musical e sofisticado à cerimônia. O quinteto de cordas da sinfônica campineira apresentou-se no local em concerto assistido pelo novo regente titular e maestro, Carlos Prazeres.
A companhia aérea anunciou, no mesmo evento, a realização de ações sociais e de responsabilidade social. As iniciativas também visam a empregabilidade.
Uma das ações é o programa de bolsas de estudos para o curso básico de Técnico de Manutenção de Aeronaves, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. A Secretaria fez a triagem dos jovens e os acompanha durante o aprendizado.
Para esse curso, foram selecionados 12 bolsistas, jovens de Campinas e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que farão as aulas este ano na Escola Aviação Edapa de Campinas. Paralelamente, a empresa também terá estágio técnico para os iniciantes começarem carreira no segmento de aviação. “A ação conjunta entre Prefeitura e Azul pensa em toda a cadeia de empregabilidade e desenvolvimento social”, manifestou-se a Azul.
Os 12 bolsistas participam da cerimônia de batizado da aeronove, assim como o prefeito de Jaguariúna e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis. A Azul também produziu em sua revista uma matéria especial em comemoração aos 248 anos de Campinas, trazendo dicas de roteiros turísticos culturais para incentivar o turismo da cidade e região.
A solenidade contou, ainda, com a presença dos secretários municipais Adriana Flosi (de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação), Guilherme Fabrini (Comunicação); Valter Greve, presidente da Ceasa Campinas; do vereador Luiz Carlos Rossini, que representou a presidência da Câmara Municipal, além de convidados e imprensa.
Sobre a Azul
Campinas é a casa da Azul, que apostou na cidade desde o seu primeiro voo, em 15 de dezembro de 2008. Portanto, há 14 anos a empresa gera emprego e renda, contando com mais de 13 mil funcionários. Um terço desses estão em Campinas, onde estão instalados mais de 4,5 mil postos diretos de trabalho.
A Azul tem mais de 160 aeronaves que voam pelo interior do Brasil e também conectam o Brasil aos céus internacionais. Viracopos é o principal hub da companhia, que conta atualmente com uma média de 155 voos diários e diretos para mais de 60 destinos no Brasil e no exterior.
A empresa construiu na cidade dois importantes espaços para o desenvolvimento do setor aéreo e de profissionais que trabalham na companhia, o hangar de manutenção e a universidade corporativa Uniazul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock