Atendimento 156: Integração, agilidade e novas tecnologias marcam avanços em 2025

O sistema de atendimento 156 em Campinas consolidou mudanças estruturais e tecnológicas em 2025 com objetivo de aproximar ainda mais o cidadão dos serviços públicos. O investimento em soluções digitais foi direcionado para inovações que ampliaram a eficiência e a sinergia entre órgãos municipais. Com isso, houve uma continuidade dos avanços que tiveram início no ano anterior, a partir da migração e integração dos canais web, telefônico e presencial para a plataforma “Requerimentos Campinas”.  

Ao ponderar sobre as mudanças, o coordenador de Atendimento do 156, Matheus Filipe Cunha Silva, destacou a revisão e a reorganização dos assuntos, além da capacitação e ajustes nos procedimentos. “Além disso, a Defesa Civil passou a integrar-se ao sistema do 156. Focamos na experiência do cidadão, na transparência e implementamos novas estratégias de atendimento e transbordo inteligente”, explicou.

A analista de sistemas da Informática de Municípios Associados (IMA) Daniela Luz lembrou que ao longo de 2025 o projeto de modernização do sistema 156 teve como prioridade a centralidade no cidadão. “Ações e ferramentas voltadas para entender as necessidades, melhorar a percepção do serviço e garantir transparência de informações sobre o atendimento”, afirmou. 

Para a fiscal do contrato 156 Multicanais, Tânia Leonardo, as capacitações contínuas e mudanças de percepção junto às secretarias municipais reforçaram a ideia de que, para o cidadão, a Prefeitura é uma estrutura única de atendimentos. “A revisão periódica dos assuntos, a padronização dos tipos de solicitação e a maior transparência de informações sobre o andamento do atendimento foram fundamentais para reduzir erros e melhorar a experiência do cidadão”, destacou Tânia.