Campinas reforça inclusão e dobra presença de intérpretes de Libras em eventos culturais
A presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas mais que dobrou entre 2024 e 2025. Neste período, o número de atividades acessíveis passou de 18 para 40, o que ampliou o acesso da população surda às programações artísticas e de lazer na cidade.
Para conseguir este avanço, Campinas contou com a contratação direta de intérpretes pela Cultura e houve apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com a disponibilidade de profissionais nos momentos em que a Pasta conseguiu contribuir diretamente com a programação cultural.
Diversidade de eventos
A lista de eventos acessíveis realizados no ano passado ficou marcada pela diversidade e inclui concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas, o Campinas Hip Hop Festival, atividades realizadas pelos museus, além de shows, espetáculos teatrais, oficinas e conversas com artistas promovidas ao longo do ano.
Entre os destaques está o espetáculo “Quebra-Nozes, o Musical”, que contou com intérprete de Libras durante todas as apresentações. A intérprete Raelly Rossi, surda parcial oralizada, participou da ação e destacou a importância da acessibilidade nos palcos. “Poder fazer parte dele, tornando-o acessível em Língua Brasileira de Sinais, não tem preço. Saber que hoje Campinas tem espetáculos como esse, acessíveis, me deixa extremamente feliz. Também participei do concerto do Teatro de Arena no aniversário de Campinas, junto à Orquestra Sinfônica, e foi outra experiência maravilhosa”, falou.