Campinas ampliou equipes com admissão de mais de 1,5 mil profissionais em 2025

Em 2025, a Prefeitura de Campinas investiu na ampliação das equipes e admitiu 1.522 profissionais. As áreas mais contempladas são Educação, com 678 novos profissionais, e Saúde, com 396, e o cargo com mais admitidos é o de agente de educação infantil. 

 

“A ampliação de equipes impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados à população. Nos últimos anos, temos feito um investimento pesado em novas admissões”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Além de mais gente atuando em nossos serviços, a vinda de novos servidores traz uma dinâmica diferente, o que também enriquece o serviço”, completou. 

 

Júlia Isabela de Mello entrou na Prefeitura em julho, na Secretaria de Saúde e atua como agente de apoio à saúde (farmácia). Para ela, a sensação de ser a próxima a ser convocada para um cargo público foi gratificante. “Apesar dos desafios, é um trabalho que traz aprendizado constante, e essa sensação de contribuir diretamente com o bem-estar das pessoas é única. É extremamente desafiador, mas poder cuidar, crescer profissionalmente e fazer a diferença, de alguma forma, torna tudo mais especial. Foi a melhor decisão que tomei na minha vida: assinar a minha posse”, conta. 

 

Moisés Cruz dos Santos, da Educação, é agente administrativo e se diz encantado. “É como se fosse algo realmente mágico. Entender o outro lado da educação fez com que eu abrisse os olhos e tivesse uma visão mais ampla de como tudo realmente funciona”, comentou. 

 

Admitida em outubro deste ano como instrutora surda, Stephany Cirilo de Oliveira acredita que sua presença no serviço público é importante para que outras pessoas surdas compreendam que também podem ter acesso ao trabalho na Prefeitura. “Era o meu desejo trabalhar na minha área e exercer a minha profissão. Finalmente consegui realizar esse sonho: hoje trabalho na minha profissão, na Prefeitura de Campinas.” Ela conta, ainda, que estudou na rede municipal de ensino de Campinas. 

 

Alessandra Olivato sempre trabalhou na iniciativa privada, mas tinha como sonho atuar no serviço público. “Amei trabalhar aqui nestes meses, pois vemos como o serviço público pode ajudar as pessoas. Está sendo um grande aprendizado também para analisar o sentido e a qualidade do serviço público, e, quando digo isso, refiro-me não apenas à estrutura e ao funcionamento do SUS, que é o meu caso, como também à qualidade dos serviços prestados pelos servidores públicos”, contou. 

 

Perfil 

 

Dos 1.522 admitidos neste ano, 1.111 são mulheres e 411 são homens. Com relação à cor, 925 se declararam brancos, 401 pardos, 171 pretos, 22 amarelos e três indígenas. 

 

Confira o depoimento de servidores admitidos em 2025  

  

  • Miriam Teodoro, técnica em enfermagem, Saúde  

Uma experiência bastante aproveitável. Estou gostando e me adaptando de maneira satisfatória na execução dos trabalhos. Destaco a incrível e importante experiência, um ótimo aprendizado e a sensação de aprender cada dia mais e proporcionar um atendimento de qualidade aos munícipes campineiros.  

  

  • Luanna Potzmann Rodrigues, instrutora surda, Educação  

Tem sido uma experiência importante, com bastante aprendizado e desafios no dia a dia.Sou surda e atuo como instrutora de Libras. Durante o período, estou em processo de aprendizado e ganho de experiência profissional.  

  

  • Maysa Vani Alves, agente administrativa, Desenvolvimento e Assistência Social  

Tenho tido uma experiência bastante positiva. O trabalho na Prefeitura de Campinas tem proporcionado aprendizado contínuo, contato com diferentes áreas e a oportunidade de contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude, o que torna a atuação significativa e motivadora.  

  

  • Juliana Lima Lacerda, instrutora surda, Educação    

Estou amando meu trabalho. A troca e a vivência que estou tendo aqui na escola polo bilíngue na educação de surdos, está sendo incrível. Estar aqui é a realização de um sonho: concursada e trabalhando com o que amo fazer! Estou encantada com tudo!  

  

  • Lucineia de Souza Rodrigues, diretora educacional, Educação  

Tenho vivenciado uma experiência muito positiva. Venho de experiências em outras redes de ensino e isso tem me permitido reconhecer, no cotidiano, como a organização da Prefeitura de Campinas contribui para o desenvolvimento do trabalho na gestão escolar. No geral, como primeira impressão, os processos são claros e bem organizados, dentro do possível,  o que facilita o dia a dia.  

  

  • Cledia Damazio, agente de educação infantil, Educação  

Eu me sinto realizada profissionalmente, estou onde sempre sonhei estar.   

  

  • Mayra Carvalho Galassi, professora de educação infantil, Educação  

Eu estou amando, é um sonho antigo que se realiza. Chego ao final de 2025 com o coração grato e cheia de mais expectativas para 2026, quando vou iniciar definidamente o ano letivo com as crianças.  

  

  • Karen Cristina Horácio, orientadora pedagógica, Educação  

Uma conquista imensurável. A rede oferece suporte para a realização de todos os nossos sonhos enquanto servidores públicos: o prazer em servir bem. Sem contar que eu vinha planejando trabalhar aqui há décadas. Primeiro sonho alcançado: ser efetivada no município de Campinas.  

  

  • Maria Cristina Duarte Vieira, supervisora educacional, Educação  

O cargo de supervisora está um pouco longe fisicamente das crianças nas escolas, o que gosto muito. Mas traz possibilidades reais, ainda assim, de trabalhar para impactar diretamente na qualidade da educação oferecida nas escolas. Estou gostando bastante. A Equipe que trabalho no Naed Norte é muito coerente, dedicada e comprometida.  

  

  • Mateus Santana de Abreu, agente de ação social, Desenvolvimento e Assistência Social  

Estou achando gratificante. O acolhimento e cuidado com as crianças e adolescentes é o que traz mais satisfação para mim, apesar da rotina desafiadora de um abrigo municipal, pois sabemos que o trabalho com o público infantojuvenil costuma ser emocionalmente exigente, mas traz muita realização profissional e pessoal para mim.  

  

  • Eduardo de Oliveira Belleza, orientador pedagógico, Educação  

A secretaria municipal de educação da prefeitura de Campinas é um ótimo lugar para trabalhar, destaco três pontos: história de lutas e conquistas de direitos dos servidores; prestar um atendimento de qualidade aos munícipes; potencial para crescer mais, se adaptar às demandas do mundo contemporâneo e oferecer condições ainda melhores de trabalho (como por exemplo, atualizar o salário dos especialistas em educação)  

  

  • Wendy Cavilha Facioli, agente de educação infantil, Educação  

Estou gostando bastante. É um trabalho difícil e que requer muita paciência, mas está sendo bem proveitoso.   

  

  • Riza Amaral Lemos, coordenador pedagógico, Educação   

Estou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido na Prefeitura de Campinas, especialmente no novo cargo que passei a ocupar. Gosto de atuar na rede municipal, que se caracteriza pelo compromisso com a educação pública de qualidade, pelo trabalho coletivo e pelo respeito às trajetórias profissionais. Há espaço para escuta, diálogo e autonomia no desenvolvimento das ações pedagógicas.   

  

  • Thaís Alvarenga Basso, professora adjunta de matemática, Educação  

Neste ano me senti acolhida pela Prefeitura e pela escola que comecei a lecionar. Me alegrou muito ser convocada após 3 anos de espera, pois durante este tempo estive em cargos temporários na rede estadual de ensino e tive episódios de insatisfação e instabilidade nos cargos da docência.  

  

  • Janaina Pereira da Silva, professora de educação infantil, Educação  

Estou achando ótimo trabalhar na Prefeitura. Tem sido um tempo de muita oportunidade e aprendizado. Destaco o acolhimento que tive desde o meu exame admissional pelo DPSS até a minha chegada à escola. Eu me senti acolhida e amparada. 

 

  • Elisangela Gois de Souza, assistente social, Desenvolvimento e Assistência Social 

O trabalho na Prefeitura de Campinas tem sido uma experiência muito positiva, especialmente pela possibilidade de atuação comprometida com o serviço público e com a população. Destaco também o investimento do município na oferta de cursos e capacitações, que contribuem diretamente para o aprimoramento profissional e qualificam o atendimento prestado à sociedade.