MACC abre ao público as exposições Sobre Sub Solo e Diário 366
As exposições “Sobre Sub Solo”, de Andrea Mendes, e “Diário 366”, de Bruno Novaes, foram abertas à visitação na noite desta quarta-feira, 8 de junho, com a presença dos dois artistas, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, e dos diretores de Cultura, Gabriel Rapassi, e de Turismo, Eros Vizer, e convidados. O público poderá ver as obras a partir desta quinta-feira, 9 de junho, com visitação aberta no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Andrea Mendes fez uma performance na abertura da sua exposição “Sobre Sub Solo”. A mostra é a conclusão de um processo de pesquisa pautado por evocações de memórias que revisitam sua cartografia de deslocamentos e enraizamentos, a partir do próprio corpo e do território. Neste trabalho, Andrea Mendes apresenta uma cartografia de resistências ao apagamento de uma gama de sensibilidades, que transitam de seu Nascedouro (Itaberaba -BA) para o seu Acolhedouro (Campinas); que se recriam em seu Renascedouro (Araras) e que se redescobrem conectadas com múltiplas culturas, na vivência em um Hospedadouro como artista convidada nas ocupações na comunidade de Bermudez, interior da Argentina.
Para simbolizar esse percurso cartográfico, a artista escolheu a Pipa como símbolo de seus deslocamentos por territórios e fez dela o suporte das imagens que registram suas vivências e atuações. Com produção de PretAção e Tomada Cultural, a exposição foi contemplada através do edital do ProAC Direto – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. A curadora da exposição é Sônia Fardin.
Mais de 360 histórias de vida
O artista Bruno Novaes também esteve presente na abertura e mostrou aos convidados a sua mostra “Diário 366”, que exibe as páginas do diário do artista e objetos que compõem seu novo trabalho, um projeto colaborativo onde a documentação de sua história pessoal se mistura com a de voluntários, em um processo que se estendeu por um período de quatro anos.
O projeto teve início com registros diários feitos pelo artista no ano bissexto de 2016, usando diferentes linguagens como texto, desenho, colagem e fotografia. Em seguida, os participantes escolheram datas e receberam as páginas correspondentes do caderno, digitalizadas em forma de cartão postal. Estes colaboradores responderam com o envio de itens que comentavam o motivo da escolha por aquele dia, criando uma relação de troca de confidências com o artista.
Todo esse processo foi documentado em um grande calendário, onde Novaes fez o controle das devolutivas por meio de aquarelas dos itens recebidos. A mostra, além de apresentar as pinturas dessa catalogação anual, as páginas do diário do artista e todo o acervo recebido, também abrigará o lançamento do livro homônimo, premiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.
Entre as motivações para as participações, as escolhas das datas misturaram aspectos individuais e íntimos com acontecimentos culturais e coletivos, resultando em um arquivo que coloca objetos ordinários, trabalhos de arte, documentos pessoais e lembranças afetivas em um mesmo plano. Assim, criou-se um diário que, além de servir como instrumento para o conhecimento de si, se tornou uma narrativa coletiva das memórias, afetos e histórias de vida de mais de trezentas pessoas.
Serviço
O quê: Exposição Sobre Sub Solo
Artista: Andrea Mendes
Curadora: Sônia Fardin
Quando: de 9 de junho a 29 de julho
Visitação: de terça a sexta-feira
Horários: das 9h às 17h
Onde: MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas
Instagram: @sobresubsolo
* Há ainda o agendamento guiado para educadores, que pode ser feito pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone / WhatsApp 11 95055-8779 (Paula Pimenta)
O quê: Exposição Diário 366
Artista: Bruno Novaes
Quando: 9 de junho a 29 de julho
Visitação: de terça a sexta-feira
Horários: das 9h às 17h
Onde: MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas