Alunos de cursos de formação em teatro musical recebem certificados em Campinas

Alunos dos cursos gratuitos de formação em teatro musical receberam seus certificados na noite deste sábado, 20 de dezembro, em Campinas. A entrega marcou a conclusão de um projeto inédito de capacitação artística que teve como resultado final a montagem do espetáculo “Quebra-Nozes, o Musical”, apresentado no Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”.

 

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dentro do programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, gerido pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão).

 

O projeto ofereceu 170 vagas gratuitas, distribuídas em quatro cursos de capacitação, que somaram mais de 260 horas-aula. As formações abrangeram as áreas de Teatro Musical – Profissionalização, com ênfase em canto, dança e interpretação; Direção de Palco (Stage Management); Operação de Sala de Espetáculo, com foco em som e iluminação; e Criação e Execução de Figurino e Adereço.

 

Voltadas para moradores e residentes de Campinas com mais de 16 anos, as formações integraram aprendizado técnico e prático ao processo criativo do espetáculo, fortalecendo redes locais e incentivando a continuidade da produção cultural na cidade. A proposta também celebrou a retomada dos eventos no palco interno do Centro de Convivência Cultural, reaberto ao público neste ano.

 

A cerimônia de certificação contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; da secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton; e da primeira-dama de Campinas, Maria Giovana Fortunato, que representou o prefeito Dário Saadi.

 

O curso de Teatro Musical – Profissionalização incluiu ainda um processo seletivo com audição prática, que simulou etapas reais do mercado profissional, proporcionando aos participantes uma vivência completa e formativa. A metodologia incluiu banca especializada, aplicação de protocolos internacionais e devolutivas personalizadas.