Governo do Estado apresenta sistema adutor das represas de Amparo e Pedreira em reunião da RMC
Os prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, para apresentação pelo Governo do Estado do sistema adutor regional das represas de Pedreira e Amparo. O encontro contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.
Segundo a proposta, o governo estadual fará uma Parceria Público Privada (PPP) e os municípios irão pagar pela operação do sistema. A licitação está prevista para ser lançada em 2026 e a obra deve durar dois anos.
O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também é presidente do conselho da RMC, expressou apoio ao modelo, destacando suas vantagens. “O sistema trará benefício para as cidades da região e vai garantir segurança hídrica para a nossa população”.
Para Campinas, Dário enxerga ganho estratégico em segurança hídrica, já que, embora a cidade tenha outorga do Sistema Cantareira, o programa “aumenta a segurança hídrica do município e, numa eventual crise, reduz a dependência do Sistema Cantareira”, se tornando assim mais uma opção de ponto de captação de água. Dário ainda ressaltou que, caso ocorra uma crise hídrica em algum momento, Campinas pode reduzir a captação no Rio Atibaia, deixar para as cidades localizadas depois de Campinas e aumentar a captação nas represas de Amparo e Pedreira.
A secretária Natália Resende afirmou que o contrato terá recursos garantidos pelo Estado, estimulando uma visão integrada dos recursos hídricos na nossa região. “Reconhecemos a importância do cuidado nesse processo, para estimular cada município a olhar para toda a cadeia hídrica, desde a produção e armazenamento de água até a prestação final do serviço à população.” A secretária apresentou ainda atualizações do Programa Integra Resíduos.